O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Denise Azevedo Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200015
Resumo: O artigo focaliza o filme O Contador de Histórias (Luiz Villaça, 2009), baseado na autobiografia de Roberto Carlos Ramos: A arte de construir cidadãos - as 15 lições da pedagogia do amor (2004). Para investigar o gênero textual, à luz da relação entre imaginário, tempo e memória, a análise usa os Estudos Culturais, teorias da narrativa e conceitos educacionais. Enfatiza-se como o filme utiliza um tom irônico, porém emocional e poético, para criticar as falhas educacionais da antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem); em contraste com a ação de uma pedagoga francesa que se dedicou à recuperação do garoto, como um emblemático exemplo de inclusão social. Para concluir, a narrativa é investigada em seu propósito pedagógico, enfatizando educação e cultura como efetivos pilares da cidadania.
id CEDES-1_05217b5dbd1715d027fd8db340a25d14
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302013000200015
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amorCinema brasileiroAutobiografiaEducaçãoCidadaniaO artigo focaliza o filme O Contador de Histórias (Luiz Villaça, 2009), baseado na autobiografia de Roberto Carlos Ramos: A arte de construir cidadãos - as 15 lições da pedagogia do amor (2004). Para investigar o gênero textual, à luz da relação entre imaginário, tempo e memória, a análise usa os Estudos Culturais, teorias da narrativa e conceitos educacionais. Enfatiza-se como o filme utiliza um tom irônico, porém emocional e poético, para criticar as falhas educacionais da antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem); em contraste com a ação de uma pedagoga francesa que se dedicou à recuperação do garoto, como um emblemático exemplo de inclusão social. Para concluir, a narrativa é investigada em seu propósito pedagógico, enfatizando educação e cultura como efetivos pilares da cidadania.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200015Educação & Sociedade v.34 n.123 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000200015info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Denise Azevedo Duartepor2013-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000200015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-07-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
title O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
spellingShingle O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
Guimarães,Denise Azevedo Duarte
Cinema brasileiro
Autobiografia
Educação
Cidadania
title_short O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
title_full O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
title_fullStr O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
title_full_unstemmed O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
title_sort O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
author Guimarães,Denise Azevedo Duarte
author_facet Guimarães,Denise Azevedo Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Denise Azevedo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Autobiografia
Educação
Cidadania
topic Cinema brasileiro
Autobiografia
Educação
Cidadania
description O artigo focaliza o filme O Contador de Histórias (Luiz Villaça, 2009), baseado na autobiografia de Roberto Carlos Ramos: A arte de construir cidadãos - as 15 lições da pedagogia do amor (2004). Para investigar o gênero textual, à luz da relação entre imaginário, tempo e memória, a análise usa os Estudos Culturais, teorias da narrativa e conceitos educacionais. Enfatiza-se como o filme utiliza um tom irônico, porém emocional e poético, para criticar as falhas educacionais da antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem); em contraste com a ação de uma pedagoga francesa que se dedicou à recuperação do garoto, como um emblemático exemplo de inclusão social. Para concluir, a narrativa é investigada em seu propósito pedagógico, enfatizando educação e cultura como efetivos pilares da cidadania.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302013000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.34 n.123 2013
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555540635648