Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200006 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso de inovação educacional na atuação de uma organização não governamental (ONG) junto a escolas públicas de educação básica no Complexo da Maré, Rio de Janeiro (RJ). A hipótese examinada pela pesquisa foi a de que fatores salientes que se conjugam na geração de ações de inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da ONG. São descritos os objetivos e características da atuação da ONG e são apontadas as características de líderes, agentes e equipes. Em conclusão, a hipótese levantada é aceita. |
id |
CEDES-1_08ac1ed3ad6152a12e14dddf9aea0da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302013000200006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ)Inovação educacionalReforma educacionalRio de JaneiroEste trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso de inovação educacional na atuação de uma organização não governamental (ONG) junto a escolas públicas de educação básica no Complexo da Maré, Rio de Janeiro (RJ). A hipótese examinada pela pesquisa foi a de que fatores salientes que se conjugam na geração de ações de inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da ONG. São descritos os objetivos e características da atuação da ONG e são apontadas as características de líderes, agentes e equipes. Em conclusão, a hipótese levantada é aceita.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200006Educação & Sociedade v.34 n.123 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessGhanem Júnior,Elie George Guimarãespor2013-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000200006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-07-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
title |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
spellingShingle |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) Ghanem Júnior,Elie George Guimarães Inovação educacional Reforma educacional Rio de Janeiro |
title_short |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
title_full |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
title_fullStr |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
title_full_unstemmed |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
title_sort |
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
author |
Ghanem Júnior,Elie George Guimarães |
author_facet |
Ghanem Júnior,Elie George Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghanem Júnior,Elie George Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação educacional Reforma educacional Rio de Janeiro |
topic |
Inovação educacional Reforma educacional Rio de Janeiro |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso de inovação educacional na atuação de uma organização não governamental (ONG) junto a escolas públicas de educação básica no Complexo da Maré, Rio de Janeiro (RJ). A hipótese examinada pela pesquisa foi a de que fatores salientes que se conjugam na geração de ações de inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da ONG. São descritos os objetivos e características da atuação da ONG e são apontadas as características de líderes, agentes e equipes. Em conclusão, a hipótese levantada é aceita. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302013000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.34 n.123 2013 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555528052736 |