Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Marcelo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400011
Resumo: Multiculturalismo e interculturalidade, ainda que guardem distinções, são conceitos que têm conquistado grande espaço no discurso educacional. Há uma série de pesquisas que os aproximam do campo do currículo, da prática pedagógica e da educação popular. Este trabalho, por sua vez, visa a contribuir com o debate no campo dos fundamentos da educação. Nesse sentido, o objetivo foi eleger duas abordagens teóricas e trazê-las para o diálogo sobre questões epistemológicas e éticas, a fim de ressignificar o debate sobre a perspectiva intercultural em educação, privilegiando os conceitos de verdade, pluralismo e tolerância. Assim, foi privilegiado o diálogo com Karl Popper e Noberto Bobbio. Com o primeiro, buscou-se entender como a concepção de verdade pode ajudar a entender uma proposta de educação intercultural. Com o segundo, buscou-se avançar das questões epistemológicas para os desafios éticos sobre o pluralismo e a tolerância na prática pedagógica.
id CEDES-1_0b163e21e332182360f670633776882d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000400011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação interculturalEducação interculturalTolerânciaKarl PopperNorberto BobbioMulticulturalismo e interculturalidade, ainda que guardem distinções, são conceitos que têm conquistado grande espaço no discurso educacional. Há uma série de pesquisas que os aproximam do campo do currículo, da prática pedagógica e da educação popular. Este trabalho, por sua vez, visa a contribuir com o debate no campo dos fundamentos da educação. Nesse sentido, o objetivo foi eleger duas abordagens teóricas e trazê-las para o diálogo sobre questões epistemológicas e éticas, a fim de ressignificar o debate sobre a perspectiva intercultural em educação, privilegiando os conceitos de verdade, pluralismo e tolerância. Assim, foi privilegiado o diálogo com Karl Popper e Noberto Bobbio. Com o primeiro, buscou-se entender como a concepção de verdade pode ajudar a entender uma proposta de educação intercultural. Com o segundo, buscou-se avançar das questões epistemológicas para os desafios éticos sobre o pluralismo e a tolerância na prática pedagógica.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400011Educação & Sociedade v.32 n.117 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000400011info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Marcelopor2012-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000400011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-02-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
title Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
spellingShingle Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
Andrade,Marcelo
Educação intercultural
Tolerância
Karl Popper
Norberto Bobbio
title_short Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
title_full Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
title_fullStr Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
title_full_unstemmed Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
title_sort Sobre pluralismo, verdade e tolerância: diálogos epistemológicos e éticos para uma educação intercultural
author Andrade,Marcelo
author_facet Andrade,Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Tolerância
Karl Popper
Norberto Bobbio
topic Educação intercultural
Tolerância
Karl Popper
Norberto Bobbio
description Multiculturalismo e interculturalidade, ainda que guardem distinções, são conceitos que têm conquistado grande espaço no discurso educacional. Há uma série de pesquisas que os aproximam do campo do currículo, da prática pedagógica e da educação popular. Este trabalho, por sua vez, visa a contribuir com o debate no campo dos fundamentos da educação. Nesse sentido, o objetivo foi eleger duas abordagens teóricas e trazê-las para o diálogo sobre questões epistemológicas e éticas, a fim de ressignificar o debate sobre a perspectiva intercultural em educação, privilegiando os conceitos de verdade, pluralismo e tolerância. Assim, foi privilegiado o diálogo com Karl Popper e Noberto Bobbio. Com o primeiro, buscou-se entender como a concepção de verdade pode ajudar a entender uma proposta de educação intercultural. Com o segundo, buscou-se avançar das questões epistemológicas para os desafios éticos sobre o pluralismo e a tolerância na prática pedagógica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.117 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555188314112