Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008 |
Resumo: | A proposta deste artigo nasce da busca por uma postura pedagógica que propicie a inclusão efetiva do folclore nas escolas, bem como a consequente pluralidade de saberes que daí advém como processo de significação do passado no presente. Propomos assim uma poética da linguagem que enfatize a relação entre o folclore e a literatura na cultura da infância. Tomamos como suporte teórico as reflexões do sociólogo e educador Florestan Fernandes, que tratou o folclore como primeiro tema de pesquisa na sua trajetória discente e docente na Faculdade de Filosofia em São Paulo. |
id |
CEDES-1_0cee3ce20624a1dad5548f31004660d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302014000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan FernandesFolcloreLiteraturaCultura infantilA proposta deste artigo nasce da busca por uma postura pedagógica que propicie a inclusão efetiva do folclore nas escolas, bem como a consequente pluralidade de saberes que daí advém como processo de significação do passado no presente. Propomos assim uma poética da linguagem que enfatize a relação entre o folclore e a literatura na cultura da infância. Tomamos como suporte teórico as reflexões do sociólogo e educador Florestan Fernandes, que tratou o folclore como primeiro tema de pesquisa na sua trajetória discente e docente na Faculdade de Filosofia em São Paulo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008Educação & Sociedade v.35 n.126 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000100008info:eu-repo/semantics/openAccessPorto,Patrícia de Cassia Pereirapor2014-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-05-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes |
title |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes |
spellingShingle |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes Porto,Patrícia de Cassia Pereira Folclore Literatura Cultura infantil |
title_short |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes |
title_full |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes |
title_fullStr |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes |
title_full_unstemmed |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes |
title_sort |
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes |
author |
Porto,Patrícia de Cassia Pereira |
author_facet |
Porto,Patrícia de Cassia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto,Patrícia de Cassia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Folclore Literatura Cultura infantil |
topic |
Folclore Literatura Cultura infantil |
description |
A proposta deste artigo nasce da busca por uma postura pedagógica que propicie a inclusão efetiva do folclore nas escolas, bem como a consequente pluralidade de saberes que daí advém como processo de significação do passado no presente. Propomos assim uma poética da linguagem que enfatize a relação entre o folclore e a literatura na cultura da infância. Tomamos como suporte teórico as reflexões do sociólogo e educador Florestan Fernandes, que tratou o folclore como primeiro tema de pesquisa na sua trajetória discente e docente na Faculdade de Filosofia em São Paulo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302014000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.35 n.126 2014 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555587821568 |