Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto,Patrícia de Cassia Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008
Resumo: A proposta deste artigo nasce da busca por uma postura pedagógica que propicie a inclusão efetiva do folclore nas escolas, bem como a consequente pluralidade de saberes que daí advém como processo de significação do passado no presente. Propomos assim uma poética da linguagem que enfatize a relação entre o folclore e a literatura na cultura da infância. Tomamos como suporte teórico as reflexões do sociólogo e educador Florestan Fernandes, que tratou o folclore como primeiro tema de pesquisa na sua trajetória discente e docente na Faculdade de Filosofia em São Paulo.
id CEDES-1_0cee3ce20624a1dad5548f31004660d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000100008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan FernandesFolcloreLiteraturaCultura infantilA proposta deste artigo nasce da busca por uma postura pedagógica que propicie a inclusão efetiva do folclore nas escolas, bem como a consequente pluralidade de saberes que daí advém como processo de significação do passado no presente. Propomos assim uma poética da linguagem que enfatize a relação entre o folclore e a literatura na cultura da infância. Tomamos como suporte teórico as reflexões do sociólogo e educador Florestan Fernandes, que tratou o folclore como primeiro tema de pesquisa na sua trajetória discente e docente na Faculdade de Filosofia em São Paulo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008Educação & Sociedade v.35 n.126 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000100008info:eu-repo/semantics/openAccessPorto,Patrícia de Cassia Pereirapor2014-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-05-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
title Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
spellingShingle Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
Porto,Patrícia de Cassia Pereira
Folclore
Literatura
Cultura infantil
title_short Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
title_full Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
title_fullStr Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
title_full_unstemmed Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
title_sort Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore infantil em Florestan Fernandes
author Porto,Patrícia de Cassia Pereira
author_facet Porto,Patrícia de Cassia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto,Patrícia de Cassia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Folclore
Literatura
Cultura infantil
topic Folclore
Literatura
Cultura infantil
description A proposta deste artigo nasce da busca por uma postura pedagógica que propicie a inclusão efetiva do folclore nas escolas, bem como a consequente pluralidade de saberes que daí advém como processo de significação do passado no presente. Propomos assim uma poética da linguagem que enfatize a relação entre o folclore e a literatura na cultura da infância. Tomamos como suporte teórico as reflexões do sociólogo e educador Florestan Fernandes, que tratou o folclore como primeiro tema de pesquisa na sua trajetória discente e docente na Faculdade de Filosofia em São Paulo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302014000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.126 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555587821568