Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado,José Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100003
Resumo: Partindo de uma série de transformações económicas, sociais e culturais provocadas pela recente avalanche globalizadora, procuramos ao longo deste texto analisar algumas das mudanças que devem operar-se no terreno da educação, de modo a que as instituições de ensino e os professores que nelas laboram possam desenvolver processos de ensino-aprendizagem norteados por critérios de democracia, inclusão e justiça, contribuindo assim para (re)construir uma escola capaz de responder às expectativas que sobre ela impendem. Questionamos ainda a importância do currículo nesse empreendimento, uma vez que se configura como um dos principais instrumentos de produção de identidades pessoais, culturais e sociais.
id CEDES-1_104807189476f4254e8e779e02c77130
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302009000100003
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizadoGlobalizaçãoProcesso de BolonhaEnsino superiorCurrículoPartindo de uma série de transformações económicas, sociais e culturais provocadas pela recente avalanche globalizadora, procuramos ao longo deste texto analisar algumas das mudanças que devem operar-se no terreno da educação, de modo a que as instituições de ensino e os professores que nelas laboram possam desenvolver processos de ensino-aprendizagem norteados por critérios de democracia, inclusão e justiça, contribuindo assim para (re)construir uma escola capaz de responder às expectativas que sobre ela impendem. Questionamos ainda a importância do currículo nesse empreendimento, uma vez que se configura como um dos principais instrumentos de produção de identidades pessoais, culturais e sociais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100003Educação & Sociedade v.30 n.106 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMorgado,José Carlospor2009-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000100003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-07-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
title Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
spellingShingle Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
Morgado,José Carlos
Globalização
Processo de Bolonha
Ensino superior
Currículo
title_short Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
title_full Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
title_fullStr Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
title_full_unstemmed Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
title_sort Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado
author Morgado,José Carlos
author_facet Morgado,José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado,José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Processo de Bolonha
Ensino superior
Currículo
topic Globalização
Processo de Bolonha
Ensino superior
Currículo
description Partindo de uma série de transformações económicas, sociais e culturais provocadas pela recente avalanche globalizadora, procuramos ao longo deste texto analisar algumas das mudanças que devem operar-se no terreno da educação, de modo a que as instituições de ensino e os professores que nelas laboram possam desenvolver processos de ensino-aprendizagem norteados por critérios de democracia, inclusão e justiça, contribuindo assim para (re)construir uma escola capaz de responder às expectativas que sobre ela impendem. Questionamos ainda a importância do currículo nesse empreendimento, uma vez que se configura como um dos principais instrumentos de produção de identidades pessoais, culturais e sociais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302009000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.30 n.106 2009
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554515128320