AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000105003 |
Resumo: | RESUMO O artigo tematiza ações afirmativas de promoção da igualdade racial na formação docente, fundamentando a mudança curricular e a criação de disciplinas obrigatórias na graduação inicial como estratégia essencial na Educação Superior. Analisam-se registros documentais produzidos por estudantes cursistas de disciplina obrigatória de Educação e Relações Étnico-Raciais, articulados com dados da experiência de fiscalização por órgão de controle da exigência legal de implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) na Educação Básica do Rio Grande do Sul. Destacam-se as desestabilizações construídas ao longo dos processos de aprendizado inter-racial analisados, a partir dos princípios da branquitude, que hegemonizam a formação docente e compõem o ethos das instituições de ensino no Brasil. |
id |
CEDES-1_19c41dc81908fe3cca3af09cf932bd1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000105003 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTEFormação DocenteAção AfirmativaEducaçãoRelações ÉtnicoraciaisFiscalizaçãoRESUMO O artigo tematiza ações afirmativas de promoção da igualdade racial na formação docente, fundamentando a mudança curricular e a criação de disciplinas obrigatórias na graduação inicial como estratégia essencial na Educação Superior. Analisam-se registros documentais produzidos por estudantes cursistas de disciplina obrigatória de Educação e Relações Étnico-Raciais, articulados com dados da experiência de fiscalização por órgão de controle da exigência legal de implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) na Educação Básica do Rio Grande do Sul. Destacam-se as desestabilizações construídas ao longo dos processos de aprendizado inter-racial analisados, a partir dos princípios da branquitude, que hegemonizam a formação docente e compõem o ethos das instituições de ensino no Brasil.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000105003Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.254366info:eu-repo/semantics/openAccessMeinerz,Carla BeatrizKaercher,Gládis Elise Pereira da SilvaRosa,Graziela Oliveira Neto dapor2021-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000105003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-12-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE Meinerz,Carla Beatriz Formação Docente Ação Afirmativa Educação Relações Étnicoraciais Fiscalização |
title_short |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Meinerz,Carla Beatriz |
author_facet |
Meinerz,Carla Beatriz Kaercher,Gládis Elise Pereira da Silva Rosa,Graziela Oliveira Neto da |
author_role |
author |
author2 |
Kaercher,Gládis Elise Pereira da Silva Rosa,Graziela Oliveira Neto da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meinerz,Carla Beatriz Kaercher,Gládis Elise Pereira da Silva Rosa,Graziela Oliveira Neto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Ação Afirmativa Educação Relações Étnicoraciais Fiscalização |
topic |
Formação Docente Ação Afirmativa Educação Relações Étnicoraciais Fiscalização |
description |
RESUMO O artigo tematiza ações afirmativas de promoção da igualdade racial na formação docente, fundamentando a mudança curricular e a criação de disciplinas obrigatórias na graduação inicial como estratégia essencial na Educação Superior. Analisam-se registros documentais produzidos por estudantes cursistas de disciplina obrigatória de Educação e Relações Étnico-Raciais, articulados com dados da experiência de fiscalização por órgão de controle da exigência legal de implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) na Educação Básica do Rio Grande do Sul. Destacam-se as desestabilizações construídas ao longo dos processos de aprendizado inter-racial analisados, a partir dos princípios da branquitude, que hegemonizam a formação docente e compõem o ethos das instituições de ensino no Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000105003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000105003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.254366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557423878144 |