Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200010 |
Resumo: | Este artigo procura rediscutir a crítica platônica à poesia de Homero, sustentando a tese de que tal debate é mais pertinente à filosofia da educação do que à teoria da arte, ao contrário do que por vezes se supõe. O afrontamento de Platão à tradição educativa da poesia, tão solidamente instalada na cultura grega, justifica-se acima de tudo pelas exigências inerentes à educação da alma, tal como a concebe o autor. Desse modo, em lugar de uma "teoria platônica da arte", parece mais pertinente falar numa "teoria platônica da educação", na qual a arte ocupa um lugar importante. A reconstituição da argumentação de Platão em relação ao tema baseia-se nos Livros III e X da República. |
id |
CEDES-1_1abe12a7c69a21733d3e09b65f02dc38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302006000200010 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homéricaPlatãoPoesia homéricaEducação gregaEste artigo procura rediscutir a crítica platônica à poesia de Homero, sustentando a tese de que tal debate é mais pertinente à filosofia da educação do que à teoria da arte, ao contrário do que por vezes se supõe. O afrontamento de Platão à tradição educativa da poesia, tão solidamente instalada na cultura grega, justifica-se acima de tudo pelas exigências inerentes à educação da alma, tal como a concebe o autor. Desse modo, em lugar de uma "teoria platônica da arte", parece mais pertinente falar numa "teoria platônica da educação", na qual a arte ocupa um lugar importante. A reconstituição da argumentação de Platão em relação ao tema baseia-se nos Livros III e X da República.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200010Educação & Sociedade v.27 n.95 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000200010info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigo,Lidia Mariapor2006-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000200010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-09-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica |
title |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica |
spellingShingle |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica Rodrigo,Lidia Maria Platão Poesia homérica Educação grega |
title_short |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica |
title_full |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica |
title_fullStr |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica |
title_full_unstemmed |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica |
title_sort |
Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica |
author |
Rodrigo,Lidia Maria |
author_facet |
Rodrigo,Lidia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo,Lidia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Platão Poesia homérica Educação grega |
topic |
Platão Poesia homérica Educação grega |
description |
Este artigo procura rediscutir a crítica platônica à poesia de Homero, sustentando a tese de que tal debate é mais pertinente à filosofia da educação do que à teoria da arte, ao contrário do que por vezes se supõe. O afrontamento de Platão à tradição educativa da poesia, tão solidamente instalada na cultura grega, justifica-se acima de tudo pelas exigências inerentes à educação da alma, tal como a concebe o autor. Desse modo, em lugar de uma "teoria platônica da arte", parece mais pertinente falar numa "teoria platônica da educação", na qual a arte ocupa um lugar importante. A reconstituição da argumentação de Platão em relação ao tema baseia-se nos Livros III e X da República. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302006000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.27 n.95 2006 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553836699648 |