Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passador,Cláudia Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Salvetti,Thales Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200009
Resumo: Este artigo trata da democratização da gestão escolar como componente imprescindível de uma educação de qualidade que vise à transformação social, abordando inicialmente os temas mais abrangentes de modo a desencadear a reflexão sobre o próprio conceito de gestão, numa perspectiva crítica, a partir de determinados quadros teóricos de referência nos assuntos em questão. Nessa tônica, demonstram-se as convergências teóricas entre as concepções de gestão escolar democrática e os Estudos Organizacionais Críticos apresentados, recomendando a ampliação de espaços de discussão entre teorias educacionais e organizacionais e também a consideração da proposta autogestionária como via democratizante.
id CEDES-1_2477c058d2c18b2c35141aea9807615f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302013000200009
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricasQualidade da educaçãoGestão escolar democráticaEstudos Organizacionais CríticosAutogestãoEste artigo trata da democratização da gestão escolar como componente imprescindível de uma educação de qualidade que vise à transformação social, abordando inicialmente os temas mais abrangentes de modo a desencadear a reflexão sobre o próprio conceito de gestão, numa perspectiva crítica, a partir de determinados quadros teóricos de referência nos assuntos em questão. Nessa tônica, demonstram-se as convergências teóricas entre as concepções de gestão escolar democrática e os Estudos Organizacionais Críticos apresentados, recomendando a ampliação de espaços de discussão entre teorias educacionais e organizacionais e também a consideração da proposta autogestionária como via democratizante.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200009Educação & Sociedade v.34 n.123 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000200009info:eu-repo/semantics/openAccessPassador,Cláudia SouzaSalvetti,Thales Silveirapor2013-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000200009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-07-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
title Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
spellingShingle Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
Passador,Cláudia Souza
Qualidade da educação
Gestão escolar democrática
Estudos Organizacionais Críticos
Autogestão
title_short Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
title_full Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
title_fullStr Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
title_sort Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
author Passador,Cláudia Souza
author_facet Passador,Cláudia Souza
Salvetti,Thales Silveira
author_role author
author2 Salvetti,Thales Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passador,Cláudia Souza
Salvetti,Thales Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da educação
Gestão escolar democrática
Estudos Organizacionais Críticos
Autogestão
topic Qualidade da educação
Gestão escolar democrática
Estudos Organizacionais Críticos
Autogestão
description Este artigo trata da democratização da gestão escolar como componente imprescindível de uma educação de qualidade que vise à transformação social, abordando inicialmente os temas mais abrangentes de modo a desencadear a reflexão sobre o próprio conceito de gestão, numa perspectiva crítica, a partir de determinados quadros teóricos de referência nos assuntos em questão. Nessa tônica, demonstram-se as convergências teóricas entre as concepções de gestão escolar democrática e os Estudos Organizacionais Críticos apresentados, recomendando a ampliação de espaços de discussão entre teorias educacionais e organizacionais e também a consideração da proposta autogestionária como via democratizante.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302013000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.34 n.123 2013
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555531198464