A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100008 |
Resumo: | Examina-se o impacto das reformas neoliberais e da pós-modernização ingênua do pensamento educacional como instrumentos articulados de desconstrução do pensamento progressista e de retorno a teses positivistas/pragmatistas no campo da educação. Mascaradas como incertezas, exaltadas como diferenças e justificadas como caos, sua função é impedir-nos de pensar o futuro e abrir espaço para que ele seja planejado na ótica das necessidades do capital, com plena liberdade de valorização. Procura-se ainda mostrar como as reformas educacionais dos anos de 1990, desenvolvidas nesse contexto, viabilizaram, apoiando-se na avaliação informal, novas formas de exclusão pelo interior do sistema educacional, mantendo intacta sua tarefa de formar para a submissão, por meio da ocultação do debate sobre as finalidades da educação. |
id |
CEDES-1_25f3990da659d66a8c8ca36f8197b81f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302004000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinaçãoNeoliberalismoPós-modernismoAvaliação informalExclusãoSubordinaçãoExamina-se o impacto das reformas neoliberais e da pós-modernização ingênua do pensamento educacional como instrumentos articulados de desconstrução do pensamento progressista e de retorno a teses positivistas/pragmatistas no campo da educação. Mascaradas como incertezas, exaltadas como diferenças e justificadas como caos, sua função é impedir-nos de pensar o futuro e abrir espaço para que ele seja planejado na ótica das necessidades do capital, com plena liberdade de valorização. Procura-se ainda mostrar como as reformas educacionais dos anos de 1990, desenvolvidas nesse contexto, viabilizaram, apoiando-se na avaliação informal, novas formas de exclusão pelo interior do sistema educacional, mantendo intacta sua tarefa de formar para a submissão, por meio da ocultação do debate sobre as finalidades da educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100008Educação & Sociedade v.25 n.86 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000100008info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Luiz Carlos depor2004-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-06-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação |
title |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação |
spellingShingle |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação Freitas,Luiz Carlos de Neoliberalismo Pós-modernismo Avaliação informal Exclusão Subordinação |
title_short |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação |
title_full |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação |
title_fullStr |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação |
title_full_unstemmed |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação |
title_sort |
A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação |
author |
Freitas,Luiz Carlos de |
author_facet |
Freitas,Luiz Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas,Luiz Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neoliberalismo Pós-modernismo Avaliação informal Exclusão Subordinação |
topic |
Neoliberalismo Pós-modernismo Avaliação informal Exclusão Subordinação |
description |
Examina-se o impacto das reformas neoliberais e da pós-modernização ingênua do pensamento educacional como instrumentos articulados de desconstrução do pensamento progressista e de retorno a teses positivistas/pragmatistas no campo da educação. Mascaradas como incertezas, exaltadas como diferenças e justificadas como caos, sua função é impedir-nos de pensar o futuro e abrir espaço para que ele seja planejado na ótica das necessidades do capital, com plena liberdade de valorização. Procura-se ainda mostrar como as reformas educacionais dos anos de 1990, desenvolvidas nesse contexto, viabilizaram, apoiando-se na avaliação informal, novas formas de exclusão pelo interior do sistema educacional, mantendo intacta sua tarefa de formar para a submissão, por meio da ocultação do debate sobre as finalidades da educação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302004000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.25 n.86 2004 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553424609280 |