Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho,Karyne Dias
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000300011
Resumo: Este texto trata da emergência e do papel dos espaços infantis com funções educativas/pedagógicas em shopping centers, sugerindo que a prática de fazer da educação uma mercadoria está envolvida na produção de um processo de hiperprivatização, caracterizado principalmente por sua independência com relação à regulação estatal. Para tanto, aponta certos deslocamentos por que passaram os conceitos de público e privado, a fim de mostrar algumas formas pelas quais se dá a atual dissolução do modo dicotômico de entender (e de usar) esses conceitos. Por fim, sugere que a liquidação da dicotomia público/privado acaba por intensificar a lógica da privatização tão característica do nosso tempo.
id CEDES-1_272c06e982ba8c54cda27b55dfc087a1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302003000300011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centersEducação e consumoEducação infantilShopping centersPúblico e privadoEste texto trata da emergência e do papel dos espaços infantis com funções educativas/pedagógicas em shopping centers, sugerindo que a prática de fazer da educação uma mercadoria está envolvida na produção de um processo de hiperprivatização, caracterizado principalmente por sua independência com relação à regulação estatal. Para tanto, aponta certos deslocamentos por que passaram os conceitos de público e privado, a fim de mostrar algumas formas pelas quais se dá a atual dissolução do modo dicotômico de entender (e de usar) esses conceitos. Por fim, sugere que a liquidação da dicotomia público/privado acaba por intensificar a lógica da privatização tão característica do nosso tempo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000300011Educação & Sociedade v.24 n.84 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000300011info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho,Karyne Diaspor2003-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000300011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2003-10-23T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
title Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
spellingShingle Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
Coutinho,Karyne Dias
Educação e consumo
Educação infantil
Shopping centers
Público e privado
title_short Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
title_full Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
title_fullStr Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
title_full_unstemmed Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
title_sort Educação como mercadoria: o público e o privado no caso dos shopping centers
author Coutinho,Karyne Dias
author_facet Coutinho,Karyne Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho,Karyne Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e consumo
Educação infantil
Shopping centers
Público e privado
topic Educação e consumo
Educação infantil
Shopping centers
Público e privado
description Este texto trata da emergência e do papel dos espaços infantis com funções educativas/pedagógicas em shopping centers, sugerindo que a prática de fazer da educação uma mercadoria está envolvida na produção de um processo de hiperprivatização, caracterizado principalmente por sua independência com relação à regulação estatal. Para tanto, aponta certos deslocamentos por que passaram os conceitos de público e privado, a fim de mostrar algumas formas pelas quais se dá a atual dissolução do modo dicotômico de entender (e de usar) esses conceitos. Por fim, sugere que a liquidação da dicotomia público/privado acaba por intensificar a lógica da privatização tão característica do nosso tempo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302003000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.24 n.84 2003
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553393152000