O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sass,Odair
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400005
Resumo: Discute-se a relação entre a psicologia e a estatística, no campo educacional, procurando evidenciar que tal relação não se esgota com a explicação do progresso científico inexorável; antes, ela é indissociável da realização objetiva da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial e administrada. Essa perspectiva é explorada por meio da psicotécnica, primeiramente, recorrendo a um momento importante do desenvolvimento da noção de inteligência, exemplificada pela teoria bifatorial de Spearman; depois, por meio da aplicação de testes psicológicos e educacionais, na escola primária brasileira, conforme os educadores Isaias Alves e Lourenço Filho.
id CEDES-1_27914fa68718e97d7ea9e2860df6857c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000400005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologiaPsicologiaEstatísticaTestesTecnologiaEducaçãoDiscute-se a relação entre a psicologia e a estatística, no campo educacional, procurando evidenciar que tal relação não se esgota com a explicação do progresso científico inexorável; antes, ela é indissociável da realização objetiva da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial e administrada. Essa perspectiva é explorada por meio da psicotécnica, primeiramente, recorrendo a um momento importante do desenvolvimento da noção de inteligência, exemplificada pela teoria bifatorial de Spearman; depois, por meio da aplicação de testes psicológicos e educacionais, na escola primária brasileira, conforme os educadores Isaias Alves e Lourenço Filho.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400005Educação & Sociedade v.32 n.117 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000400005info:eu-repo/semantics/openAccessSass,Odairpor2012-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000400005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-02-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
title O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
spellingShingle O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
Sass,Odair
Psicologia
Estatística
Testes
Tecnologia
Educação
title_short O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
title_full O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
title_fullStr O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
title_full_unstemmed O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
title_sort O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia
author Sass,Odair
author_facet Sass,Odair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sass,Odair
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Estatística
Testes
Tecnologia
Educação
topic Psicologia
Estatística
Testes
Tecnologia
Educação
description Discute-se a relação entre a psicologia e a estatística, no campo educacional, procurando evidenciar que tal relação não se esgota com a explicação do progresso científico inexorável; antes, ela é indissociável da realização objetiva da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial e administrada. Essa perspectiva é explorada por meio da psicotécnica, primeiramente, recorrendo a um momento importante do desenvolvimento da noção de inteligência, exemplificada pela teoria bifatorial de Spearman; depois, por meio da aplicação de testes psicológicos e educacionais, na escola primária brasileira, conforme os educadores Isaias Alves e Lourenço Filho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.117 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555179925504