Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fajardo,Indinalva Nepomuceno
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Minayo,Maria Cecilia de Souza, Moreira,Carlos Otávio Fiúza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100012
Resumo: Explora-se a literatura nacional e internacional sobre resiliência e educação, por meio de um estudo de revisão crítica. A base de análise foi a hermenêutica dialética. Identificamos dois núcleos temáticos: a dimensão relacional da resiliência e a estrutura educacional; a estrutura da política educacional e a resiliência na prática docente. O primeiro subdivide-se em dois campos: um relacionado à psicologia do desenvolvimento, valorizando o lugar do indivíduo na construção de posturas e comportamentos resilientes, e outro que se vincula à perspectiva sistêmica das instituições, incluindo escola e família. Concluímos que na educação são produzidos "processos resilientes" e muito menos resiliência como conceito destituído de contexto, realidade e reflexão. Sugerimos que uma análise dos campos simbólicos, dos capitais gerados nesse universo e do diálogo entre tradições pode ser útil para análises futuras da temática da resiliência e da educação.
id CEDES-1_29bded33e330d1ad061472101ed1fbb6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302013000100012
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Resiliência e prática escolar: uma revisão críticaResiliênciaProfessorPrática docenteExplora-se a literatura nacional e internacional sobre resiliência e educação, por meio de um estudo de revisão crítica. A base de análise foi a hermenêutica dialética. Identificamos dois núcleos temáticos: a dimensão relacional da resiliência e a estrutura educacional; a estrutura da política educacional e a resiliência na prática docente. O primeiro subdivide-se em dois campos: um relacionado à psicologia do desenvolvimento, valorizando o lugar do indivíduo na construção de posturas e comportamentos resilientes, e outro que se vincula à perspectiva sistêmica das instituições, incluindo escola e família. Concluímos que na educação são produzidos "processos resilientes" e muito menos resiliência como conceito destituído de contexto, realidade e reflexão. Sugerimos que uma análise dos campos simbólicos, dos capitais gerados nesse universo e do diálogo entre tradições pode ser útil para análises futuras da temática da resiliência e da educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100012Educação & Sociedade v.34 n.122 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000100012info:eu-repo/semantics/openAccessFajardo,Indinalva NepomucenoMinayo,Maria Cecilia de SouzaMoreira,Carlos Otávio Fiúzapor2013-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000100012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-05-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
title Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
spellingShingle Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
Fajardo,Indinalva Nepomuceno
Resiliência
Professor
Prática docente
title_short Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
title_full Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
title_fullStr Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
title_full_unstemmed Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
title_sort Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
author Fajardo,Indinalva Nepomuceno
author_facet Fajardo,Indinalva Nepomuceno
Minayo,Maria Cecilia de Souza
Moreira,Carlos Otávio Fiúza
author_role author
author2 Minayo,Maria Cecilia de Souza
Moreira,Carlos Otávio Fiúza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fajardo,Indinalva Nepomuceno
Minayo,Maria Cecilia de Souza
Moreira,Carlos Otávio Fiúza
dc.subject.por.fl_str_mv Resiliência
Professor
Prática docente
topic Resiliência
Professor
Prática docente
description Explora-se a literatura nacional e internacional sobre resiliência e educação, por meio de um estudo de revisão crítica. A base de análise foi a hermenêutica dialética. Identificamos dois núcleos temáticos: a dimensão relacional da resiliência e a estrutura educacional; a estrutura da política educacional e a resiliência na prática docente. O primeiro subdivide-se em dois campos: um relacionado à psicologia do desenvolvimento, valorizando o lugar do indivíduo na construção de posturas e comportamentos resilientes, e outro que se vincula à perspectiva sistêmica das instituições, incluindo escola e família. Concluímos que na educação são produzidos "processos resilientes" e muito menos resiliência como conceito destituído de contexto, realidade e reflexão. Sugerimos que uma análise dos campos simbólicos, dos capitais gerados nesse universo e do diálogo entre tradições pode ser útil para análises futuras da temática da resiliência e da educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302013000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.34 n.122 2013
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555516518400