Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garnica,Antonio Vicente Marafioti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100005
Resumo: O artigo estuda o Livro de Visitas da antiga Escola Mista da Fazenda Ponte Alta/Bela Vista, vinculada ao Grupo Escolar da cidade de Bariri (SP). A partir dos registros de vinte anos de atividades (1928-1948), são consideradas as exigências dos inspetores de ensino e os modos como essas exigências eram (ou não) encaminhadas pelas professoras e pela comunidade campesina, com o que se esboça um cenário sócio-histórico sobre o ensino de primeiras letras na zona rural do interior paulista. Disso resulta a percepção de que o discurso que defendia a igualdade de oportunidades para as populações urbanas e rurais negligenciava, via de regra, a necessidade de promover a igualdade de condições para que a comunidade rural pudesse experienciar as oportunidades que lhes eram prometidas.
id CEDES-1_29c99722bcc9e6e6c5f76ec047bb090e
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000100005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)Escola ruralGrupo escolarPrimeiras letrasHistória da educação1928-1948O artigo estuda o Livro de Visitas da antiga Escola Mista da Fazenda Ponte Alta/Bela Vista, vinculada ao Grupo Escolar da cidade de Bariri (SP). A partir dos registros de vinte anos de atividades (1928-1948), são consideradas as exigências dos inspetores de ensino e os modos como essas exigências eram (ou não) encaminhadas pelas professoras e pela comunidade campesina, com o que se esboça um cenário sócio-histórico sobre o ensino de primeiras letras na zona rural do interior paulista. Disso resulta a percepção de que o discurso que defendia a igualdade de oportunidades para as populações urbanas e rurais negligenciava, via de regra, a necessidade de promover a igualdade de condições para que a comunidade rural pudesse experienciar as oportunidades que lhes eram prometidas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100005Educação & Sociedade v.32 n.114 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000100005info:eu-repo/semantics/openAccessGarnica,Antonio Vicente Marafiotipor2011-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000100005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-05-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
title Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
spellingShingle Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
Garnica,Antonio Vicente Marafioti
Escola rural
Grupo escolar
Primeiras letras
História da educação
1928-1948
title_short Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
title_full Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
title_fullStr Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
title_full_unstemmed Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
title_sort Memórias de uma Escola Isolada Rural: estudo de um Livro de Visitas (1928-1948)
author Garnica,Antonio Vicente Marafioti
author_facet Garnica,Antonio Vicente Marafioti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garnica,Antonio Vicente Marafioti
dc.subject.por.fl_str_mv Escola rural
Grupo escolar
Primeiras letras
História da educação
1928-1948
topic Escola rural
Grupo escolar
Primeiras letras
História da educação
1928-1948
description O artigo estuda o Livro de Visitas da antiga Escola Mista da Fazenda Ponte Alta/Bela Vista, vinculada ao Grupo Escolar da cidade de Bariri (SP). A partir dos registros de vinte anos de atividades (1928-1948), são consideradas as exigências dos inspetores de ensino e os modos como essas exigências eram (ou não) encaminhadas pelas professoras e pela comunidade campesina, com o que se esboça um cenário sócio-histórico sobre o ensino de primeiras letras na zona rural do interior paulista. Disso resulta a percepção de que o discurso que defendia a igualdade de oportunidades para as populações urbanas e rurais negligenciava, via de regra, a necessidade de promover a igualdade de condições para que a comunidade rural pudesse experienciar as oportunidades que lhes eram prometidas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.114 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554890518528