Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbi,Marcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400018
Resumo: Este artigo aborda os usos das fotografias em ambientes escolares dedicados à primeira infância do município de São Paulo, enfocando o período de 1990 a 2002. Para tanto, procura-se problematizar as práticas fotográficas, muitas vezes recorrentes nesses espaços, utilizando a sociologia da imagem e os estudos historiográficos como suporte teórico que permite compreendê-las como fonte documental, oferecendo-se, ao mesmo tempo, como objeto de pesquisa e sujeito que educa olhares, conduz valores e normas sociais e ensina a respeito de práticas e saberes docentes sobre meninos e meninas da primeira infância.
id CEDES-1_2ff5303db78a53f127e61a8da974de08
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000400018
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infanciaSociologia da imagemFotografiasPrimeira infânciaEste artigo aborda os usos das fotografias em ambientes escolares dedicados à primeira infância do município de São Paulo, enfocando o período de 1990 a 2002. Para tanto, procura-se problematizar as práticas fotográficas, muitas vezes recorrentes nesses espaços, utilizando a sociologia da imagem e os estudos historiográficos como suporte teórico que permite compreendê-las como fonte documental, oferecendo-se, ao mesmo tempo, como objeto de pesquisa e sujeito que educa olhares, conduz valores e normas sociais e ensina a respeito de práticas e saberes docentes sobre meninos e meninas da primeira infância.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400018Educação & Sociedade v.32 n.117 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000400018info:eu-repo/semantics/openAccessGobbi,Marciapor2012-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000400018Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-02-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
title Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
spellingShingle Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
Gobbi,Marcia
Sociologia da imagem
Fotografias
Primeira infância
title_short Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
title_full Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
title_fullStr Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
title_full_unstemmed Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
title_sort Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infancia
author Gobbi,Marcia
author_facet Gobbi,Marcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbi,Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da imagem
Fotografias
Primeira infância
topic Sociologia da imagem
Fotografias
Primeira infância
description Este artigo aborda os usos das fotografias em ambientes escolares dedicados à primeira infância do município de São Paulo, enfocando o período de 1990 a 2002. Para tanto, procura-se problematizar as práticas fotográficas, muitas vezes recorrentes nesses espaços, utilizando a sociologia da imagem e os estudos historiográficos como suporte teórico que permite compreendê-las como fonte documental, oferecendo-se, ao mesmo tempo, como objeto de pesquisa e sujeito que educa olhares, conduz valores e normas sociais e ensina a respeito de práticas e saberes docentes sobre meninos e meninas da primeira infância.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000400018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.117 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555196702720