Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200005 |
Resumo: | Este trabalho analisa as tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil ao longo das últimas três décadas, período marcado por grande expansão do sistema de educação superior. São utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e dos Censos Demográficos, a partir das quais modelos de regressão estimam as chances de estudantes que completaram o ensino médio chegarem ao ensino superior no país, em função das origens socioeconômicas, características sociodemográficas, estrutura familiar e diferenças regionais. Os principais resultados indicam queda das desigualdades de acesso, segundo nível educacional dos pais e diferenças raciais. |
id |
CEDES-1_368dbec2d0f0804b16158d08aa705572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302014000200005 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010Ensino superiorTendênciasDesigualdades de acessoEste trabalho analisa as tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil ao longo das últimas três décadas, período marcado por grande expansão do sistema de educação superior. São utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e dos Censos Demográficos, a partir das quais modelos de regressão estimam as chances de estudantes que completaram o ensino médio chegarem ao ensino superior no país, em função das origens socioeconômicas, características sociodemográficas, estrutura familiar e diferenças regionais. Os principais resultados indicam queda das desigualdades de acesso, segundo nível educacional dos pais e diferenças raciais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200005Educação & Sociedade v.35 n.127 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMont'Alvão Neto,Arnaldo Lopopor2014-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000200005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-07-29T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 |
title |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 |
spellingShingle |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 Mont'Alvão Neto,Arnaldo Lopo Ensino superior Tendências Desigualdades de acesso |
title_short |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 |
title_full |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 |
title_fullStr |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 |
title_full_unstemmed |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 |
title_sort |
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010 |
author |
Mont'Alvão Neto,Arnaldo Lopo |
author_facet |
Mont'Alvão Neto,Arnaldo Lopo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mont'Alvão Neto,Arnaldo Lopo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Tendências Desigualdades de acesso |
topic |
Ensino superior Tendências Desigualdades de acesso |
description |
Este trabalho analisa as tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil ao longo das últimas três décadas, período marcado por grande expansão do sistema de educação superior. São utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e dos Censos Demográficos, a partir das quais modelos de regressão estimam as chances de estudantes que completaram o ensino médio chegarem ao ensino superior no país, em função das origens socioeconômicas, características sociodemográficas, estrutura familiar e diferenças regionais. Os principais resultados indicam queda das desigualdades de acesso, segundo nível educacional dos pais e diferenças raciais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302014000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.35 n.127 2014 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555603550208 |