Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Cidália
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Flores,Maria Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100007
Resumo: Neste artigo apresentamos dados de uma investigação mais vasta que pretende compreender as experiências e os percursos de alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos a partir de testemunhos escritos e entrevistas numa escola secundária urbana no norte de Portugal. Neste artigo, apresentamos dois temas: visão da escola e episódios marcantes ao longo do percurso escolar. Os dados sugerem que a maioria dos alunos vê a escola como um local de descoberta e crescimento (intelectual e pessoal), como um agente de socialização e como uma "rampa de lançamento" para o futuro. A influência determinante de outros significativos nas escolhas dos cursos, os factores associados a pressões externas e a saídas profissionais, as experiências negativas e positivas (sobretudo associadas aos professores que tiveram), a mudança de nível de escolaridade e de escola, e consequente necessidade de (re)adaptação a outros contextos, são exemplos de situações marcantes para os participantes neste estudo.
id CEDES-1_37b44bc8102e637b44de422a2bea229e
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302010000100007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em cursoVoz dos alunosEscolaEnsino secundárioProfessoresCurrículoNeste artigo apresentamos dados de uma investigação mais vasta que pretende compreender as experiências e os percursos de alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos a partir de testemunhos escritos e entrevistas numa escola secundária urbana no norte de Portugal. Neste artigo, apresentamos dois temas: visão da escola e episódios marcantes ao longo do percurso escolar. Os dados sugerem que a maioria dos alunos vê a escola como um local de descoberta e crescimento (intelectual e pessoal), como um agente de socialização e como uma "rampa de lançamento" para o futuro. A influência determinante de outros significativos nas escolhas dos cursos, os factores associados a pressões externas e a saídas profissionais, as experiências negativas e positivas (sobretudo associadas aos professores que tiveram), a mudança de nível de escolaridade e de escola, e consequente necessidade de (re)adaptação a outros contextos, são exemplos de situações marcantes para os participantes neste estudo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100007Educação & Sociedade v.31 n.110 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000100007info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,CidáliaFlores,Maria Assunçãopor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000100007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-06-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
title Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
spellingShingle Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
Teixeira,Cidália
Voz dos alunos
Escola
Ensino secundário
Professores
Currículo
title_short Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
title_full Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
title_fullStr Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
title_full_unstemmed Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
title_sort Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
author Teixeira,Cidália
author_facet Teixeira,Cidália
Flores,Maria Assunção
author_role author
author2 Flores,Maria Assunção
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Cidália
Flores,Maria Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Voz dos alunos
Escola
Ensino secundário
Professores
Currículo
topic Voz dos alunos
Escola
Ensino secundário
Professores
Currículo
description Neste artigo apresentamos dados de uma investigação mais vasta que pretende compreender as experiências e os percursos de alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos a partir de testemunhos escritos e entrevistas numa escola secundária urbana no norte de Portugal. Neste artigo, apresentamos dois temas: visão da escola e episódios marcantes ao longo do percurso escolar. Os dados sugerem que a maioria dos alunos vê a escola como um local de descoberta e crescimento (intelectual e pessoal), como um agente de socialização e como uma "rampa de lançamento" para o futuro. A influência determinante de outros significativos nas escolhas dos cursos, os factores associados a pressões externas e a saídas profissionais, as experiências negativas e positivas (sobretudo associadas aos professores que tiveram), a mudança de nível de escolaridade e de escola, e consequente necessidade de (re)adaptação a outros contextos, são exemplos de situações marcantes para os participantes neste estudo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302010000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.31 n.110 2010
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554820263936