O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão,Bianca Orrico
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sarmento,Manuel J., Santana,Juliana Prates
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316
Resumo: RESUMO O presente trabalho, realizado pelo viés da Sociologia da Infância, tem como objetivo principal apresentar algumas das ações das crianças consideradas digital influencers para a promoção de conscientização e enfrentamento daCovid-19. A recolha dos dados foi realizada a partir de uma etnografia digital, analisando as redes sociais e notícias vinculadas na mídia de onze crianças de diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Uganda e Suécia). Foi possível identificar que a Internet tem possibilitado uma visibilidade a grupos minoritários, como as crianças, permitindo que esse grupo social se engaje em ações que considera relevantes, obtendo maior visibilidade de suas lutas por meio das redes e acessando pessoas que até então eram desconsideradas nas agendas dos movimentos sociais.
id CEDES-1_3b4c1807922d666f13785d5acc94c78d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302022000100316
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIACriançasRedes sociaisParticipação cívicaAtivismoPandemiaRESUMO O presente trabalho, realizado pelo viés da Sociologia da Infância, tem como objetivo principal apresentar algumas das ações das crianças consideradas digital influencers para a promoção de conscientização e enfrentamento daCovid-19. A recolha dos dados foi realizada a partir de uma etnografia digital, analisando as redes sociais e notícias vinculadas na mídia de onze crianças de diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Uganda e Suécia). Foi possível identificar que a Internet tem possibilitado uma visibilidade a grupos minoritários, como as crianças, permitindo que esse grupo social se engaje em ações que considera relevantes, obtendo maior visibilidade de suas lutas por meio das redes e acessando pessoas que até então eram desconsideradas nas agendas dos movimentos sociais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.257004info:eu-repo/semantics/openAccessSerrão,Bianca OrricoSarmento,Manuel J.Santana,Juliana Pratespor2022-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100316Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-07-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
spellingShingle O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Serrão,Bianca Orrico
Crianças
Redes sociais
Participação cívica
Ativismo
Pandemia
title_short O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_fullStr O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full_unstemmed O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_sort O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
author Serrão,Bianca Orrico
author_facet Serrão,Bianca Orrico
Sarmento,Manuel J.
Santana,Juliana Prates
author_role author
author2 Sarmento,Manuel J.
Santana,Juliana Prates
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão,Bianca Orrico
Sarmento,Manuel J.
Santana,Juliana Prates
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Redes sociais
Participação cívica
Ativismo
Pandemia
topic Crianças
Redes sociais
Participação cívica
Ativismo
Pandemia
description RESUMO O presente trabalho, realizado pelo viés da Sociologia da Infância, tem como objetivo principal apresentar algumas das ações das crianças consideradas digital influencers para a promoção de conscientização e enfrentamento daCovid-19. A recolha dos dados foi realizada a partir de uma etnografia digital, analisando as redes sociais e notícias vinculadas na mídia de onze crianças de diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Uganda e Suécia). Foi possível identificar que a Internet tem possibilitado uma visibilidade a grupos minoritários, como as crianças, permitindo que esse grupo social se engaje em ações que considera relevantes, obtendo maior visibilidade de suas lutas por meio das redes e acessando pessoas que até então eram desconsideradas nas agendas dos movimentos sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.257004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.43 2022
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557560193024