O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho, realizado pelo viés da Sociologia da Infância, tem como objetivo principal apresentar algumas das ações das crianças consideradas digital influencers para a promoção de conscientização e enfrentamento daCovid-19. A recolha dos dados foi realizada a partir de uma etnografia digital, analisando as redes sociais e notícias vinculadas na mídia de onze crianças de diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Uganda e Suécia). Foi possível identificar que a Internet tem possibilitado uma visibilidade a grupos minoritários, como as crianças, permitindo que esse grupo social se engaje em ações que considera relevantes, obtendo maior visibilidade de suas lutas por meio das redes e acessando pessoas que até então eram desconsideradas nas agendas dos movimentos sociais. |
id |
CEDES-1_3b4c1807922d666f13785d5acc94c78d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302022000100316 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIACriançasRedes sociaisParticipação cívicaAtivismoPandemiaRESUMO O presente trabalho, realizado pelo viés da Sociologia da Infância, tem como objetivo principal apresentar algumas das ações das crianças consideradas digital influencers para a promoção de conscientização e enfrentamento daCovid-19. A recolha dos dados foi realizada a partir de uma etnografia digital, analisando as redes sociais e notícias vinculadas na mídia de onze crianças de diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Uganda e Suécia). Foi possível identificar que a Internet tem possibilitado uma visibilidade a grupos minoritários, como as crianças, permitindo que esse grupo social se engaje em ações que considera relevantes, obtendo maior visibilidade de suas lutas por meio das redes e acessando pessoas que até então eram desconsideradas nas agendas dos movimentos sociais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.257004info:eu-repo/semantics/openAccessSerrão,Bianca OrricoSarmento,Manuel J.Santana,Juliana Pratespor2022-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100316Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-07-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
spellingShingle |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA Serrão,Bianca Orrico Crianças Redes sociais Participação cívica Ativismo Pandemia |
title_short |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author |
Serrão,Bianca Orrico |
author_facet |
Serrão,Bianca Orrico Sarmento,Manuel J. Santana,Juliana Prates |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento,Manuel J. Santana,Juliana Prates |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrão,Bianca Orrico Sarmento,Manuel J. Santana,Juliana Prates |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Redes sociais Participação cívica Ativismo Pandemia |
topic |
Crianças Redes sociais Participação cívica Ativismo Pandemia |
description |
RESUMO O presente trabalho, realizado pelo viés da Sociologia da Infância, tem como objetivo principal apresentar algumas das ações das crianças consideradas digital influencers para a promoção de conscientização e enfrentamento daCovid-19. A recolha dos dados foi realizada a partir de uma etnografia digital, analisando as redes sociais e notícias vinculadas na mídia de onze crianças de diferentes países (Brasil, Estados Unidos, Uganda e Suécia). Foi possível identificar que a Internet tem possibilitado uma visibilidade a grupos minoritários, como as crianças, permitindo que esse grupo social se engaje em ações que considera relevantes, obtendo maior visibilidade de suas lutas por meio das redes e acessando pessoas que até então eram desconsideradas nas agendas dos movimentos sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.257004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.43 2022 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557560193024 |