UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Rosane Pinto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wolter,Rafael Pecly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100325
Resumo: RESUMO Este artigo estuda a implicação pessoal e as representações sociais acerca da universidade para estudantes do Ensino Médio de escola pública e privada da cidade do Rio de Janeiro. A partir do instrumento com evocações livres e itens de Likert, foram realizados cálculos dos índices das evocações que sustentam a existência de representações sociais estruturadas. Na análise prototípica, futuro, estudo e responsabilidade aparecem como prováveis elementos centrais partilhados pelos subgrupos, porém termos que traduzem uma preparação para a universidade são exclusivos dos estudantes de escola particular. O pensamento social dos estudantes de escola pública cria um distanciamento sociocognitivo da universidade, com potencial de produzir uma barreira. Ao comparar esses subgrupos, a escala de implicação pessoal mostra diferença significativa na valorização da universidade pela família e pelos amigos.
id CEDES-1_48109878d2e1c8221c760a28254ac7d0
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302022000100325
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVASPalavras-chaveRepresentações sociaisImplicação pessoalUniversidadeEnsino MédioRESUMO Este artigo estuda a implicação pessoal e as representações sociais acerca da universidade para estudantes do Ensino Médio de escola pública e privada da cidade do Rio de Janeiro. A partir do instrumento com evocações livres e itens de Likert, foram realizados cálculos dos índices das evocações que sustentam a existência de representações sociais estruturadas. Na análise prototípica, futuro, estudo e responsabilidade aparecem como prováveis elementos centrais partilhados pelos subgrupos, porém termos que traduzem uma preparação para a universidade são exclusivos dos estudantes de escola particular. O pensamento social dos estudantes de escola pública cria um distanciamento sociocognitivo da universidade, com potencial de produzir uma barreira. Ao comparar esses subgrupos, a escala de implicação pessoal mostra diferença significativa na valorização da universidade pela família e pelos amigos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100325Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.253501info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Rosane PintoWolter,Rafael Peclypor2022-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100325Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-12-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
title UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
spellingShingle UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
Rodrigues,Rosane Pinto
Palavras-chaveRepresentações sociais
Implicação pessoal
Universidade
Ensino Médio
title_short UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
title_full UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
title_fullStr UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
title_sort UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: DA PREPARAÇÃO ÀS BARREIRAS SOCIOCOGNITIVAS
author Rodrigues,Rosane Pinto
author_facet Rodrigues,Rosane Pinto
Wolter,Rafael Pecly
author_role author
author2 Wolter,Rafael Pecly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Rosane Pinto
Wolter,Rafael Pecly
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chaveRepresentações sociais
Implicação pessoal
Universidade
Ensino Médio
topic Palavras-chaveRepresentações sociais
Implicação pessoal
Universidade
Ensino Médio
description RESUMO Este artigo estuda a implicação pessoal e as representações sociais acerca da universidade para estudantes do Ensino Médio de escola pública e privada da cidade do Rio de Janeiro. A partir do instrumento com evocações livres e itens de Likert, foram realizados cálculos dos índices das evocações que sustentam a existência de representações sociais estruturadas. Na análise prototípica, futuro, estudo e responsabilidade aparecem como prováveis elementos centrais partilhados pelos subgrupos, porém termos que traduzem uma preparação para a universidade são exclusivos dos estudantes de escola particular. O pensamento social dos estudantes de escola pública cria um distanciamento sociocognitivo da universidade, com potencial de produzir uma barreira. Ao comparar esses subgrupos, a escala de implicação pessoal mostra diferença significativa na valorização da universidade pela família e pelos amigos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100325
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.253501
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.43 2022
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557571727360