O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumolo,Paulo Sergio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100011
Resumo: À luz da contribuição teórica de Marx, sobretudo em O capital, o texto discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e busca demonstrar que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição do próprio homem, no capitalismo a construção do ser humano, por intermédio do trabalho, dá-se pela sua destruição, sua emancipação efetiva-se pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito realiza-se pela negação dessa mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora.
id CEDES-1_48e5754b7cad1ed732ff184ada87f54c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000100011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?TrabalhoPrincípio educativoCapitalCapitalismoFetiche do capitalÀ luz da contribuição teórica de Marx, sobretudo em O capital, o texto discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e busca demonstrar que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição do próprio homem, no capitalismo a construção do ser humano, por intermédio do trabalho, dá-se pela sua destruição, sua emancipação efetiva-se pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito realiza-se pela negação dessa mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100011Educação & Sociedade v.26 n.90 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000100011info:eu-repo/semantics/openAccessTumolo,Paulo Sergiopor2005-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000100011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-07-27T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
title O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
spellingShingle O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
Tumolo,Paulo Sergio
Trabalho
Princípio educativo
Capital
Capitalismo
Fetiche do capital
title_short O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
title_full O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
title_fullStr O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
title_full_unstemmed O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
title_sort O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?
author Tumolo,Paulo Sergio
author_facet Tumolo,Paulo Sergio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tumolo,Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Princípio educativo
Capital
Capitalismo
Fetiche do capital
topic Trabalho
Princípio educativo
Capital
Capitalismo
Fetiche do capital
description À luz da contribuição teórica de Marx, sobretudo em O capital, o texto discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e busca demonstrar que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição do próprio homem, no capitalismo a construção do ser humano, por intermédio do trabalho, dá-se pela sua destruição, sua emancipação efetiva-se pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito realiza-se pela negação dessa mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.90 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553737084928