Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancebo,Deise
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009
Resumo: O texto propõe-se à análise da agenda de pesquisa e das orientações teórico-metodológicas presentes na literatura especializada sobre trabalho docente. Inicia apresentando as políticas neoliberais, materializadas em reformas educacionais que atingiram toda a América Latina. Discute a agenda de pesquisa sobre a temática, considerando: (1) os impactos que o docente vive, enquanto trabalhador imerso numa nova "cultura" institucional e (2) o produto do seu trabalho - formação de "força de trabalho" e, no caso da educação superior, produção de "tecnologia e conhecimento científico". Ao final, localiza as grandes linhas teórico-metodológicas da literatura especializada sobre o tema e as analisa criticamente.
id CEDES-1_52004d8ac6b1bcf67e0c82dfa00daabe
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000200009
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docenteTrabalho docenteMetodologiaPesquisaO texto propõe-se à análise da agenda de pesquisa e das orientações teórico-metodológicas presentes na literatura especializada sobre trabalho docente. Inicia apresentando as políticas neoliberais, materializadas em reformas educacionais que atingiram toda a América Latina. Discute a agenda de pesquisa sobre a temática, considerando: (1) os impactos que o docente vive, enquanto trabalhador imerso numa nova "cultura" institucional e (2) o produto do seu trabalho - formação de "força de trabalho" e, no caso da educação superior, produção de "tecnologia e conhecimento científico". Ao final, localiza as grandes linhas teórico-metodológicas da literatura especializada sobre o tema e as analisa criticamente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009Educação & Sociedade v.28 n.99 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000200009info:eu-repo/semantics/openAccessMancebo,Deisepor2007-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000200009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-09-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
title Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
spellingShingle Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
Mancebo,Deise
Trabalho docente
Metodologia
Pesquisa
title_short Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
title_full Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
title_fullStr Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
title_full_unstemmed Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
title_sort Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
author Mancebo,Deise
author_facet Mancebo,Deise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mancebo,Deise
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Metodologia
Pesquisa
topic Trabalho docente
Metodologia
Pesquisa
description O texto propõe-se à análise da agenda de pesquisa e das orientações teórico-metodológicas presentes na literatura especializada sobre trabalho docente. Inicia apresentando as políticas neoliberais, materializadas em reformas educacionais que atingiram toda a América Latina. Discute a agenda de pesquisa sobre a temática, considerando: (1) os impactos que o docente vive, enquanto trabalhador imerso numa nova "cultura" institucional e (2) o produto do seu trabalho - formação de "força de trabalho" e, no caso da educação superior, produção de "tecnologia e conhecimento científico". Ao final, localiza as grandes linhas teórico-metodológicas da literatura especializada sobre o tema e as analisa criticamente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.99 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554137640960