Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009 |
Resumo: | O texto propõe-se à análise da agenda de pesquisa e das orientações teórico-metodológicas presentes na literatura especializada sobre trabalho docente. Inicia apresentando as políticas neoliberais, materializadas em reformas educacionais que atingiram toda a América Latina. Discute a agenda de pesquisa sobre a temática, considerando: (1) os impactos que o docente vive, enquanto trabalhador imerso numa nova "cultura" institucional e (2) o produto do seu trabalho - formação de "força de trabalho" e, no caso da educação superior, produção de "tecnologia e conhecimento científico". Ao final, localiza as grandes linhas teórico-metodológicas da literatura especializada sobre o tema e as analisa criticamente. |
id |
CEDES-1_52004d8ac6b1bcf67e0c82dfa00daabe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302007000200009 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docenteTrabalho docenteMetodologiaPesquisaO texto propõe-se à análise da agenda de pesquisa e das orientações teórico-metodológicas presentes na literatura especializada sobre trabalho docente. Inicia apresentando as políticas neoliberais, materializadas em reformas educacionais que atingiram toda a América Latina. Discute a agenda de pesquisa sobre a temática, considerando: (1) os impactos que o docente vive, enquanto trabalhador imerso numa nova "cultura" institucional e (2) o produto do seu trabalho - formação de "força de trabalho" e, no caso da educação superior, produção de "tecnologia e conhecimento científico". Ao final, localiza as grandes linhas teórico-metodológicas da literatura especializada sobre o tema e as analisa criticamente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009Educação & Sociedade v.28 n.99 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000200009info:eu-repo/semantics/openAccessMancebo,Deisepor2007-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000200009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-09-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente |
title |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente |
spellingShingle |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente Mancebo,Deise Trabalho docente Metodologia Pesquisa |
title_short |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente |
title_full |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente |
title_fullStr |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente |
title_sort |
Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente |
author |
Mancebo,Deise |
author_facet |
Mancebo,Deise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mancebo,Deise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Metodologia Pesquisa |
topic |
Trabalho docente Metodologia Pesquisa |
description |
O texto propõe-se à análise da agenda de pesquisa e das orientações teórico-metodológicas presentes na literatura especializada sobre trabalho docente. Inicia apresentando as políticas neoliberais, materializadas em reformas educacionais que atingiram toda a América Latina. Discute a agenda de pesquisa sobre a temática, considerando: (1) os impactos que o docente vive, enquanto trabalhador imerso numa nova "cultura" institucional e (2) o produto do seu trabalho - formação de "força de trabalho" e, no caso da educação superior, produção de "tecnologia e conhecimento científico". Ao final, localiza as grandes linhas teórico-metodológicas da literatura especializada sobre o tema e as analisa criticamente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302007000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.28 n.99 2007 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554137640960 |