Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni,Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira,Regina Tereza Cestari de, Fernandes,Maria Dilnéia Espíndola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000300007
Resumo: Este artigo analisa as conexões entre o público e o privado, no contexto particular do capitalismo de redefinições no papel do Estado, enfatizando a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela terceira via, de que o responsável pela crise é o Estado, e as estratégias de transferência da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade civil. Nessa configuração, focaliza o projeto de reforma do Estado brasileiro, que aponta a substituição da administração pública burocrática pela administração pública gerencial e remete à sociedade civil, de modo especial, ao terceiro setor, o encargo pelos serviços sociais e científicos. Assim, questiona-se o deslocamento do foco da participação da sociedade, do controle social para a execução dessas políticas e procura-se discutir as decorrências dessas alterações para as políticas de gestão da educação básica, principalmente, no que concerne à construção da gestão democrática.
id CEDES-1_601e43a7e8f4ba0edaffee05d9e3927b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302009000300007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileiraEstadoPúblico e privadoTerceira viaTerceiro setorGestão da educação básicaEste artigo analisa as conexões entre o público e o privado, no contexto particular do capitalismo de redefinições no papel do Estado, enfatizando a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela terceira via, de que o responsável pela crise é o Estado, e as estratégias de transferência da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade civil. Nessa configuração, focaliza o projeto de reforma do Estado brasileiro, que aponta a substituição da administração pública burocrática pela administração pública gerencial e remete à sociedade civil, de modo especial, ao terceiro setor, o encargo pelos serviços sociais e científicos. Assim, questiona-se o deslocamento do foco da participação da sociedade, do controle social para a execução dessas políticas e procura-se discutir as decorrências dessas alterações para as políticas de gestão da educação básica, principalmente, no que concerne à construção da gestão democrática.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000300007Educação & Sociedade v.30 n.108 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000300007info:eu-repo/semantics/openAccessPeroni,Vera Maria VidalOliveira,Regina Tereza Cestari deFernandes,Maria Dilnéia Espíndolapor2010-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000300007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-05-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
title Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
spellingShingle Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
Peroni,Vera Maria Vidal
Estado
Público e privado
Terceira via
Terceiro setor
Gestão da educação básica
title_short Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
title_full Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
title_fullStr Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
title_full_unstemmed Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
title_sort Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira
author Peroni,Vera Maria Vidal
author_facet Peroni,Vera Maria Vidal
Oliveira,Regina Tereza Cestari de
Fernandes,Maria Dilnéia Espíndola
author_role author
author2 Oliveira,Regina Tereza Cestari de
Fernandes,Maria Dilnéia Espíndola
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni,Vera Maria Vidal
Oliveira,Regina Tereza Cestari de
Fernandes,Maria Dilnéia Espíndola
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
Público e privado
Terceira via
Terceiro setor
Gestão da educação básica
topic Estado
Público e privado
Terceira via
Terceiro setor
Gestão da educação básica
description Este artigo analisa as conexões entre o público e o privado, no contexto particular do capitalismo de redefinições no papel do Estado, enfatizando a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela terceira via, de que o responsável pela crise é o Estado, e as estratégias de transferência da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade civil. Nessa configuração, focaliza o projeto de reforma do Estado brasileiro, que aponta a substituição da administração pública burocrática pela administração pública gerencial e remete à sociedade civil, de modo especial, ao terceiro setor, o encargo pelos serviços sociais e científicos. Assim, questiona-se o deslocamento do foco da participação da sociedade, do controle social para a execução dessas políticas e procura-se discutir as decorrências dessas alterações para as políticas de gestão da educação básica, principalmente, no que concerne à construção da gestão democrática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302009000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.30 n.108 2009
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554551828480