Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semeraro,Giovanni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100004
Resumo: Tendo como base a análise do Caderno 25, nesse texto são destacados os elementos de proximidade e as diferenças entre o significado que Gramsci confere aos "grupos sociais subalternos" e a configuração dos movimentos populares brasileiros e latino-americanos nestas últimas décadas. De um lado, as atenções se concentram sobre as contradições e os riscos aos quais os movimentos populares estão expostos, sobre seu "subversivismo esporádico", suas fragilidades e cooptação. Por outro lado, são colocados em evidência "o valor inestimável das suas iniciativas", seu "espírito criativo", suas peculiares experiências político-pedagógicas e o desenho de um projeto alternativo de sociedade frente à crise que afeta o sistema-mundo atual.
id CEDES-1_61de4f9990c3b24165bb955eef06bcf1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000100004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25GramsciSubalternosPolíticaEducaçãoTendo como base a análise do Caderno 25, nesse texto são destacados os elementos de proximidade e as diferenças entre o significado que Gramsci confere aos "grupos sociais subalternos" e a configuração dos movimentos populares brasileiros e latino-americanos nestas últimas décadas. De um lado, as atenções se concentram sobre as contradições e os riscos aos quais os movimentos populares estão expostos, sobre seu "subversivismo esporádico", suas fragilidades e cooptação. Por outro lado, são colocados em evidência "o valor inestimável das suas iniciativas", seu "espírito criativo", suas peculiares experiências político-pedagógicas e o desenho de um projeto alternativo de sociedade frente à crise que afeta o sistema-mundo atual.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100004Educação & Sociedade v.35 n.126 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSemeraro,Giovannipor2014-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-05-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
title Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
spellingShingle Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
Semeraro,Giovanni
Gramsci
Subalternos
Política
Educação
title_short Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
title_full Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
title_fullStr Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
title_full_unstemmed Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
title_sort Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do caderno 25
author Semeraro,Giovanni
author_facet Semeraro,Giovanni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Semeraro,Giovanni
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci
Subalternos
Política
Educação
topic Gramsci
Subalternos
Política
Educação
description Tendo como base a análise do Caderno 25, nesse texto são destacados os elementos de proximidade e as diferenças entre o significado que Gramsci confere aos "grupos sociais subalternos" e a configuração dos movimentos populares brasileiros e latino-americanos nestas últimas décadas. De um lado, as atenções se concentram sobre as contradições e os riscos aos quais os movimentos populares estão expostos, sobre seu "subversivismo esporádico", suas fragilidades e cooptação. Por outro lado, são colocados em evidência "o valor inestimável das suas iniciativas", seu "espírito criativo", suas peculiares experiências político-pedagógicas e o desenho de um projeto alternativo de sociedade frente à crise que afeta o sistema-mundo atual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302014000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.126 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555583627264