Nova gestão pública na Noruega: o papel do contexto nacional na mediação da reforma educacional
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação & Sociedade |
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Resumo: | RESUMO: Desde o final dos anos 1980, o sistema educacional norueguês passou por grandes reformas amplamente influenciadas pelas novas ideias gerencialistas. As estratégias para renovar o setor público foram promovidas com a nova gestão pública (NGP). Este artigo investiga a forma pela qual as ideias ligadas às reformas da NGP foram introduzidas e interpretadas no setor educacional norueguês. Com base em nossos estudos de documentos de políticas públicas selecionados, de um período que compreende as últimas duas décadas, identificamos três áreas de luta discursiva. A primeira está vinculada a ideologias e à história nacional de escolarização; a segunda está relacionada a assuntos debatidos no que tange ao profissionalismo docente e, a terceira, está associada às estratégias de modernização e melhoria da educação. Um argumento central é que as reformas da NGP mudaram de direção e foram aceleradas quando a Noruega foi listada entre os países com "baixo desempenho" de acordo com o Pisa e outros testes internacionais. A liderança e a responsabilização (accountability) se tornaram os temas dominantes no campo da educação norueguesa. |
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Nova gestão pública na Noruega: o papel do contexto nacional na mediação da reforma educacionalNova gestão públicaLiderança escolarPrestação de contasProfissionalização do professorNoruegaRESUMO: Desde o final dos anos 1980, o sistema educacional norueguês passou por grandes reformas amplamente influenciadas pelas novas ideias gerencialistas. As estratégias para renovar o setor público foram promovidas com a nova gestão pública (NGP). Este artigo investiga a forma pela qual as ideias ligadas às reformas da NGP foram introduzidas e interpretadas no setor educacional norueguês. Com base em nossos estudos de documentos de políticas públicas selecionados, de um período que compreende as últimas duas décadas, identificamos três áreas de luta discursiva. A primeira está vinculada a ideologias e à história nacional de escolarização; a segunda está relacionada a assuntos debatidos no que tange ao profissionalismo docente e, a terceira, está associada às estratégias de modernização e melhoria da educação. Um argumento central é que as reformas da NGP mudaram de direção e foram aceleradas quando a Noruega foi listada entre os países com "baixo desempenho" de acordo com o Pisa e outros testes internacionais. A liderança e a responsabilização (accountability) se tornaram os temas dominantes no campo da educação norueguesa.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000300779Educação & Sociedade v.36 n.132 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015152510info:eu-repo/semantics/openAccessMøller,JorunnSkedsmo,Guripor2016-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000300779Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2016-01-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
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