Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mollo-Bouvier,Suzanne
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200005
Resumo: Alardear que a análise sociológica ainda se interessa muito pouco pelas crianças não impede que estas sejam alvo de e tomem parte nas constantes evoluções da sociedade. Como sujeito social, a criança participa de sua própria socialização, mas também da reprodução e da transformação da sociedade. Para contribuir à necessária construção de uma sociologia da infância, proporia quatro abordagens que se entrecruzam: 1) a segmentação social das idades e a incerteza quanto ao período da infância; 2) a tendência a favorecer a socialização em estruturas coletivas fora da família; 3) a transformação e as contradições das concepções da infância; 4) o interesse generalizado por uma educação precoce.
id CEDES-1_6b13e6ad607500867debdc8d20a8e87b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000200005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológicaSocializaçãoCriançasSociologia da infânciaAlardear que a análise sociológica ainda se interessa muito pouco pelas crianças não impede que estas sejam alvo de e tomem parte nas constantes evoluções da sociedade. Como sujeito social, a criança participa de sua própria socialização, mas também da reprodução e da transformação da sociedade. Para contribuir à necessária construção de uma sociologia da infância, proporia quatro abordagens que se entrecruzam: 1) a segmentação social das idades e a incerteza quanto ao período da infância; 2) a tendência a favorecer a socialização em estruturas coletivas fora da família; 3) a transformação e as contradições das concepções da infância; 4) o interesse generalizado por uma educação precoce.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200005Educação & Sociedade v.26 n.91 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMollo-Bouvier,Suzannepor2005-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000200005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-10-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
title Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
spellingShingle Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
Mollo-Bouvier,Suzanne
Socialização
Crianças
Sociologia da infância
title_short Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
title_full Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
title_fullStr Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
title_full_unstemmed Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
title_sort Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica
author Mollo-Bouvier,Suzanne
author_facet Mollo-Bouvier,Suzanne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mollo-Bouvier,Suzanne
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Crianças
Sociologia da infância
topic Socialização
Crianças
Sociologia da infância
description Alardear que a análise sociológica ainda se interessa muito pouco pelas crianças não impede que estas sejam alvo de e tomem parte nas constantes evoluções da sociedade. Como sujeito social, a criança participa de sua própria socialização, mas também da reprodução e da transformação da sociedade. Para contribuir à necessária construção de uma sociologia da infância, proporia quatro abordagens que se entrecruzam: 1) a segmentação social das idades e a incerteza quanto ao período da infância; 2) a tendência a favorecer a socialização em estruturas coletivas fora da família; 3) a transformação e as contradições das concepções da infância; 4) o interesse generalizado por uma educação precoce.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.91 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553745473536