A AUTORIDADE PEDAGÓGICA DIANTE DA TECNOLOGIA ALGORÍTMICA DE RECONHECIMENTO FACIAL E VIGILÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuin,Vânia Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zuin,Antônio Álvaro Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100316
Resumo: RESUMO Historicamente, observa-se a identificação do professor como uma autoridade pedagógica por parte dos alunos. Contudo, como é possível identificar o desejo do aluno de “um dia estar no lugar do professor” em uma sociedade cuja tecnologia algorítmica de reconhecimento facial informa os padrões de comportamento dos alunos para o professor? A resposta de tal questão foi justamente o que fomentou a elaboração do seguinte objetivo: refletir criticamente sobre as consequências de a autoridade algorítmica digital inorgânica fornecer as diretrizes de avaliação e vigilância orgânica dos professores sobre as atitudes dos alunos. Conclui-se que é preciso fazer com que professores e alunos ressignifiquem suas identidades, o que implica questionar as relações ambivalentes que sempre os caracterizaram no contexto da cultura digital.
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