Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santi,Angela Medeiros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100013
Resumo: O propósito deste artigo é relacionar o pensamento de Walter Benjamin com o universo da educação e da infância, através da noção de tempo. A infância, para Benjamin, representa a suspensão do tempo vazio e linear, em favor de um tempo "artístico", um tempo de "dias feriados". A educação, em sua forma tradicional, trabalha com a formação da criança para o tempo linear, mas a infância, em sua potência revolucionária, é a suspensão do tempo como repetição mecânica, em favor de um tempo artístico, um "tempo de agora". Com base na constelação conceitual construída por Benjamin, pretendemos pensar uma agenda voltada para o futuro da educação, onde a escola deve, então, voltar seus investimentos para o tempo intensivo, o das surpresas, o dos cortes, o do inusitado. O artigo aponta para a educação pensada como experiência de outra temporalidade - aquela que se faz num encontro intensivo entre coisas e pessoas, livre e aberto para o inédito, aberto para o radical e para o agora.
id CEDES-1_6c619429ffdbfa7c1776d4d46f518e73
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000100013
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriadosfuturo da educaçãoWalter Benjamininfânciatempo de agoraO propósito deste artigo é relacionar o pensamento de Walter Benjamin com o universo da educação e da infância, através da noção de tempo. A infância, para Benjamin, representa a suspensão do tempo vazio e linear, em favor de um tempo "artístico", um tempo de "dias feriados". A educação, em sua forma tradicional, trabalha com a formação da criança para o tempo linear, mas a infância, em sua potência revolucionária, é a suspensão do tempo como repetição mecânica, em favor de um tempo artístico, um "tempo de agora". Com base na constelação conceitual construída por Benjamin, pretendemos pensar uma agenda voltada para o futuro da educação, onde a escola deve, então, voltar seus investimentos para o tempo intensivo, o das surpresas, o dos cortes, o do inusitado. O artigo aponta para a educação pensada como experiência de outra temporalidade - aquela que se faz num encontro intensivo entre coisas e pessoas, livre e aberto para o inédito, aberto para o radical e para o agora.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100013Educação & Sociedade v.33 n.118 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000100013info:eu-repo/semantics/openAccessSanti,Angela Medeirospor2012-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000100013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-06-20T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
title Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
spellingShingle Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
Santi,Angela Medeiros
futuro da educação
Walter Benjamin
infância
tempo de agora
title_short Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
title_full Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
title_fullStr Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
title_full_unstemmed Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
title_sort Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados
author Santi,Angela Medeiros
author_facet Santi,Angela Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santi,Angela Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv futuro da educação
Walter Benjamin
infância
tempo de agora
topic futuro da educação
Walter Benjamin
infância
tempo de agora
description O propósito deste artigo é relacionar o pensamento de Walter Benjamin com o universo da educação e da infância, através da noção de tempo. A infância, para Benjamin, representa a suspensão do tempo vazio e linear, em favor de um tempo "artístico", um tempo de "dias feriados". A educação, em sua forma tradicional, trabalha com a formação da criança para o tempo linear, mas a infância, em sua potência revolucionária, é a suspensão do tempo como repetição mecânica, em favor de um tempo artístico, um "tempo de agora". Com base na constelação conceitual construída por Benjamin, pretendemos pensar uma agenda voltada para o futuro da educação, onde a escola deve, então, voltar seus investimentos para o tempo intensivo, o das surpresas, o dos cortes, o do inusitado. O artigo aponta para a educação pensada como experiência de outra temporalidade - aquela que se faz num encontro intensivo entre coisas e pessoas, livre e aberto para o inédito, aberto para o radical e para o agora.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.118 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555210334208