O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208 |
Resumo: | RESUMO O objetivo do artigo é analisar o Fórum Social Mundial, nascido no contexto dos grandes movimentos antiglobalização do final do século XX, como espaço educador. Este texto descreve a história do fórum, desde o lançamento, em Porto Alegre, no ano de 2001, até os dias de hoje, analisando-o na ótica dos estudos sobre os movimentos sociais. O foco analítico sobre os desafios dos processos educativos que se dão em seu contexto é fundamentado na concepção de educação popular. Este artigo debate os desafios políticos e metodológicos enfrentados ao longo desses quase 20 anos de existência do Fórum Social Mundial, apontando para questões futuras, numa conjuntura em rápida mudança. Trata-se de um ensaio construído a partir de revisão bibliográfica sobre documentos e a literatura pertinente. |
id |
CEDES-1_6ed233736db42871a01318411ae5ac11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302020000100208 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADORFórum Social MundialMovimentos sociais.Educação popularAntiglobalizaçãoSociedade civilRESUMO O objetivo do artigo é analisar o Fórum Social Mundial, nascido no contexto dos grandes movimentos antiglobalização do final do século XX, como espaço educador. Este texto descreve a história do fórum, desde o lançamento, em Porto Alegre, no ano de 2001, até os dias de hoje, analisando-o na ótica dos estudos sobre os movimentos sociais. O foco analítico sobre os desafios dos processos educativos que se dão em seu contexto é fundamentado na concepção de educação popular. Este artigo debate os desafios políticos e metodológicos enfrentados ao longo desses quase 20 anos de existência do Fórum Social Mundial, apontando para questões futuras, numa conjuntura em rápida mudança. Trata-se de um ensaio construído a partir de revisão bibliográfica sobre documentos e a literatura pertinente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.233928info:eu-repo/semantics/openAccessHaddad,Sérgiopor2020-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100208Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-08-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR |
title |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR |
spellingShingle |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR Haddad,Sérgio Fórum Social Mundial Movimentos sociais. Educação popular Antiglobalização Sociedade civil |
title_short |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR |
title_full |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR |
title_fullStr |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR |
title_full_unstemmed |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR |
title_sort |
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR |
author |
Haddad,Sérgio |
author_facet |
Haddad,Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haddad,Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fórum Social Mundial Movimentos sociais. Educação popular Antiglobalização Sociedade civil |
topic |
Fórum Social Mundial Movimentos sociais. Educação popular Antiglobalização Sociedade civil |
description |
RESUMO O objetivo do artigo é analisar o Fórum Social Mundial, nascido no contexto dos grandes movimentos antiglobalização do final do século XX, como espaço educador. Este texto descreve a história do fórum, desde o lançamento, em Porto Alegre, no ano de 2001, até os dias de hoje, analisando-o na ótica dos estudos sobre os movimentos sociais. O foco analítico sobre os desafios dos processos educativos que se dão em seu contexto é fundamentado na concepção de educação popular. Este artigo debate os desafios políticos e metodológicos enfrentados ao longo desses quase 20 anos de existência do Fórum Social Mundial, apontando para questões futuras, numa conjuntura em rápida mudança. Trata-se de um ensaio construído a partir de revisão bibliográfica sobre documentos e a literatura pertinente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.233928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.41 2020 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557060022272 |