O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haddad,Sérgio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208
Resumo: RESUMO O objetivo do artigo é analisar o Fórum Social Mundial, nascido no contexto dos grandes movimentos antiglobalização do final do século XX, como espaço educador. Este texto descreve a história do fórum, desde o lançamento, em Porto Alegre, no ano de 2001, até os dias de hoje, analisando-o na ótica dos estudos sobre os movimentos sociais. O foco analítico sobre os desafios dos processos educativos que se dão em seu contexto é fundamentado na concepção de educação popular. Este artigo debate os desafios políticos e metodológicos enfrentados ao longo desses quase 20 anos de existência do Fórum Social Mundial, apontando para questões futuras, numa conjuntura em rápida mudança. Trata-se de um ensaio construído a partir de revisão bibliográfica sobre documentos e a literatura pertinente.
id CEDES-1_6ed233736db42871a01318411ae5ac11
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302020000100208
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADORFórum Social MundialMovimentos sociais.Educação popularAntiglobalizaçãoSociedade civilRESUMO O objetivo do artigo é analisar o Fórum Social Mundial, nascido no contexto dos grandes movimentos antiglobalização do final do século XX, como espaço educador. Este texto descreve a história do fórum, desde o lançamento, em Porto Alegre, no ano de 2001, até os dias de hoje, analisando-o na ótica dos estudos sobre os movimentos sociais. O foco analítico sobre os desafios dos processos educativos que se dão em seu contexto é fundamentado na concepção de educação popular. Este artigo debate os desafios políticos e metodológicos enfrentados ao longo desses quase 20 anos de existência do Fórum Social Mundial, apontando para questões futuras, numa conjuntura em rápida mudança. Trata-se de um ensaio construído a partir de revisão bibliográfica sobre documentos e a literatura pertinente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.233928info:eu-repo/semantics/openAccessHaddad,Sérgiopor2020-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100208Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-08-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
title O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
spellingShingle O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
Haddad,Sérgio
Fórum Social Mundial
Movimentos sociais.
Educação popular
Antiglobalização
Sociedade civil
title_short O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
title_full O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
title_fullStr O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
title_full_unstemmed O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
title_sort O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
author Haddad,Sérgio
author_facet Haddad,Sérgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haddad,Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum Social Mundial
Movimentos sociais.
Educação popular
Antiglobalização
Sociedade civil
topic Fórum Social Mundial
Movimentos sociais.
Educação popular
Antiglobalização
Sociedade civil
description RESUMO O objetivo do artigo é analisar o Fórum Social Mundial, nascido no contexto dos grandes movimentos antiglobalização do final do século XX, como espaço educador. Este texto descreve a história do fórum, desde o lançamento, em Porto Alegre, no ano de 2001, até os dias de hoje, analisando-o na ótica dos estudos sobre os movimentos sociais. O foco analítico sobre os desafios dos processos educativos que se dão em seu contexto é fundamentado na concepção de educação popular. Este artigo debate os desafios políticos e metodológicos enfrentados ao longo desses quase 20 anos de existência do Fórum Social Mundial, apontando para questões futuras, numa conjuntura em rápida mudança. Trata-se de um ensaio construído a partir de revisão bibliográfica sobre documentos e a literatura pertinente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.233928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.41 2020
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557060022272