Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge,Maria Tereza Soler
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400006
Resumo: Este ensaio pretende contribuir para a discussão sobre os rumos do ensino escolar na perspectiva de resistência ao ideário neoconservador colocado pelas regras do capitalismo na sua forma "globalizada". Esboça um cenário em que as extraordinárias potencialidades de humanização e socialização do indivíduo proporcionadas pelo desenvolvimento técnico-científico se colocam em confronto com sua crescente solidão e individualismo nas relações sociais e aponta para a necessidade de contraposição aos objetivos colocados para o ensino pela forma de pensamento hoje hegemônica, isto é, a formação do trabalhador-consumidor adequado às novas tecnologias. Apresentamos uma visão oposta a essa tendência: a educação como meio de emancipar o homem.
id CEDES-1_7b599b3d2f48f49b20ee0671d35acaae
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301998000400006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?Globalizaçãoensino escolarnovas tecnologiaseducaçãoemancipaçãoEste ensaio pretende contribuir para a discussão sobre os rumos do ensino escolar na perspectiva de resistência ao ideário neoconservador colocado pelas regras do capitalismo na sua forma "globalizada". Esboça um cenário em que as extraordinárias potencialidades de humanização e socialização do indivíduo proporcionadas pelo desenvolvimento técnico-científico se colocam em confronto com sua crescente solidão e individualismo nas relações sociais e aponta para a necessidade de contraposição aos objetivos colocados para o ensino pela forma de pensamento hoje hegemônica, isto é, a formação do trabalhador-consumidor adequado às novas tecnologias. Apresentamos uma visão oposta a essa tendência: a educação como meio de emancipar o homem.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400006Educação & Sociedade v.19 n.65 1998reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301998000400006info:eu-repo/semantics/openAccessJorge,Maria Tereza Solerpor1999-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301998000400006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:1999-06-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
title Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
spellingShingle Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
Jorge,Maria Tereza Soler
Globalização
ensino escolar
novas tecnologias
educação
emancipação
title_short Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
title_full Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
title_fullStr Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
title_full_unstemmed Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
title_sort Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
author Jorge,Maria Tereza Soler
author_facet Jorge,Maria Tereza Soler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge,Maria Tereza Soler
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
ensino escolar
novas tecnologias
educação
emancipação
topic Globalização
ensino escolar
novas tecnologias
educação
emancipação
description Este ensaio pretende contribuir para a discussão sobre os rumos do ensino escolar na perspectiva de resistência ao ideário neoconservador colocado pelas regras do capitalismo na sua forma "globalizada". Esboça um cenário em que as extraordinárias potencialidades de humanização e socialização do indivíduo proporcionadas pelo desenvolvimento técnico-científico se colocam em confronto com sua crescente solidão e individualismo nas relações sociais e aponta para a necessidade de contraposição aos objetivos colocados para o ensino pela forma de pensamento hoje hegemônica, isto é, a formação do trabalhador-consumidor adequado às novas tecnologias. Apresentamos uma visão oposta a essa tendência: a educação como meio de emancipar o homem.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301998000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.19 n.65 1998
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552421122048