A REVISTA EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: UMA LEITURA DOS EDITORIAIS DE 1978 A 1996
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100237 |
Resumo: | RESUMO: O texto analisa os editoriais da Revista Educação & Sociedade n. 1 a 57, abarcando o período entre 1978 e 1996. Percebe-se esta publicação como um corpus documental que expressa diferentes concepções educacionais e perspectivas políticas, que, em conexão com a ebulição no campo educacional no período, traz luz para amplas possibilidades de estudos oferecidas por este acervo. Procurou-se colocar em destaque o contexto de surgimento da Revista como expressão política de um grupo de intelectuais engajados na luta pela educação na construção de uma sociedade democrática. A Revista também se constituiu como um importante espaço de confronto de ideias, tornando-se uma referência fundamental para o estudo dos dilemas e desafios educacionais da realidade brasileira. O texto está organizado em três partes: inicialmente, a Revista é discutida como um espaço de consenso no rechaço à ditadura e à sua política educacional. Na segunda parte do texto destacam-se aspectos que exemplificam o intenso debate em que a Revista estava inscrita, como lugar de divergências teóricas e políticas. Por fim, na terceira parte, são tratados aspectos que se sobressaíram na análise dos editoriais na “Nova República”: o debate sobre a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as relações entre educação e trabalho, em meio às políticas de cunho neoliberal, e o processo de reestruturação produtiva. |
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A REVISTA EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: UMA LEITURA DOS EDITORIAIS DE 1978 A 1996Revista Educação & SociedadeEditoriaisEducaçãoDemocraciaRESUMO: O texto analisa os editoriais da Revista Educação & Sociedade n. 1 a 57, abarcando o período entre 1978 e 1996. Percebe-se esta publicação como um corpus documental que expressa diferentes concepções educacionais e perspectivas políticas, que, em conexão com a ebulição no campo educacional no período, traz luz para amplas possibilidades de estudos oferecidas por este acervo. Procurou-se colocar em destaque o contexto de surgimento da Revista como expressão política de um grupo de intelectuais engajados na luta pela educação na construção de uma sociedade democrática. A Revista também se constituiu como um importante espaço de confronto de ideias, tornando-se uma referência fundamental para o estudo dos dilemas e desafios educacionais da realidade brasileira. O texto está organizado em três partes: inicialmente, a Revista é discutida como um espaço de consenso no rechaço à ditadura e à sua política educacional. Na segunda parte do texto destacam-se aspectos que exemplificam o intenso debate em que a Revista estava inscrita, como lugar de divergências teóricas e políticas. Por fim, na terceira parte, são tratados aspectos que se sobressaíram na análise dos editoriais na “Nova República”: o debate sobre a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as relações entre educação e trabalho, em meio às políticas de cunho neoliberal, e o processo de reestruturação produtiva.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100237Educação & Sociedade v.39 n.142 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302018190171info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Fabiana de Cássiapor2018-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000100237Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2018-05-18T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
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