ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Roseli Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira,Cristiane Fontes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000101108
Resumo: RESUMO Em pesquisa bibliográfica, realizada em plataformas virtuais internacionais, evidenciamos as contribuições de Paulo Freire em duas direções: a) como o seu legado tem sido evocado, desde 1997, data de sua morte, até julho de 2021, ano de seu centenário, em diferentes partes do mundo; e b) como ele é referenciado em artigos nacionais e internacionais dedicados à alfabetização de pessoas que vivem e/ou trabalham no campo. A primeira parte da pesquisa é quantitativa e a segunda parte está baseada em pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo. Os resultados revelam que Freire continua a ser fundamento e inspiração para a pesquisa em diferentes temas e lugares do mundo, e que sua contribuição é efetiva para a alfabetização na educação do campo.
id CEDES-1_7e196840893c79fc62fbe5ae9a6194d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302021000101108
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPOPaulo FreireEducação dialógicaPedagogia críticaAlfabetizaçãoEducação do campoRESUMO Em pesquisa bibliográfica, realizada em plataformas virtuais internacionais, evidenciamos as contribuições de Paulo Freire em duas direções: a) como o seu legado tem sido evocado, desde 1997, data de sua morte, até julho de 2021, ano de seu centenário, em diferentes partes do mundo; e b) como ele é referenciado em artigos nacionais e internacionais dedicados à alfabetização de pessoas que vivem e/ou trabalham no campo. A primeira parte da pesquisa é quantitativa e a segunda parte está baseada em pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo. Os resultados revelam que Freire continua a ser fundamento e inspiração para a pesquisa em diferentes temas e lugares do mundo, e que sua contribuição é efetiva para a alfabetização na educação do campo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000101108Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.255019info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Roseli Rodrigues deOliveira,Cristiane Fontes depor2021-11-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000101108Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-11-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
title ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
spellingShingle ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Mello,Roseli Rodrigues de
Paulo Freire
Educação dialógica
Pedagogia crítica
Alfabetização
Educação do campo
title_short ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_fullStr ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full_unstemmed ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_sort ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
author Mello,Roseli Rodrigues de
author_facet Mello,Roseli Rodrigues de
Oliveira,Cristiane Fontes de
author_role author
author2 Oliveira,Cristiane Fontes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Roseli Rodrigues de
Oliveira,Cristiane Fontes de
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Educação dialógica
Pedagogia crítica
Alfabetização
Educação do campo
topic Paulo Freire
Educação dialógica
Pedagogia crítica
Alfabetização
Educação do campo
description RESUMO Em pesquisa bibliográfica, realizada em plataformas virtuais internacionais, evidenciamos as contribuições de Paulo Freire em duas direções: a) como o seu legado tem sido evocado, desde 1997, data de sua morte, até julho de 2021, ano de seu centenário, em diferentes partes do mundo; e b) como ele é referenciado em artigos nacionais e internacionais dedicados à alfabetização de pessoas que vivem e/ou trabalham no campo. A primeira parte da pesquisa é quantitativa e a segunda parte está baseada em pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo. Os resultados revelam que Freire continua a ser fundamento e inspiração para a pesquisa em diferentes temas e lugares do mundo, e que sua contribuição é efetiva para a alfabetização na educação do campo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000101108
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000101108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.255019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.42 2021
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557414440960