OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóvoa,António
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alvim,Yara Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907
Resumo: RESUMO O título “Os professores depois da pandemia” chama a atenção para a necessidade de mudanças profundas na educação e no trabalho docente. O texto parte de uma crítica a três ilusões correntes, acentuadas pela resposta à Covid-19, que difundem as ideias de que as aprendizagens acontecem “naturalmente” numa diversidade de tempos e ambientes, de que a escola física vai dar lugar à “escola virtual” e de que a pedagogia pode ser substituída pelas tecnologias. Em alternativa a essas “ilusões”, sublinhamos que a educação implica sempre uma intencionalidade, o que nos conduz a valorizar o papel dos professores na construção de um espaço público comum da educação, na criação de novos ambientes escolares e na composição de uma pedagogia do encontro.
id CEDES-1_80557002f56270469cb5c55edbce501a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302021000100907
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIAEspaço público comum da educaçãoMetamorfose da escolaNovos ambientes escolaresPedagogia do encontroProfessoresRESUMO O título “Os professores depois da pandemia” chama a atenção para a necessidade de mudanças profundas na educação e no trabalho docente. O texto parte de uma crítica a três ilusões correntes, acentuadas pela resposta à Covid-19, que difundem as ideias de que as aprendizagens acontecem “naturalmente” numa diversidade de tempos e ambientes, de que a escola física vai dar lugar à “escola virtual” e de que a pedagogia pode ser substituída pelas tecnologias. Em alternativa a essas “ilusões”, sublinhamos que a educação implica sempre uma intencionalidade, o que nos conduz a valorizar o papel dos professores na construção de um espaço público comum da educação, na criação de novos ambientes escolares e na composição de uma pedagogia do encontro.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.249236info:eu-repo/semantics/openAccessNóvoa,AntónioAlvim,Yara Cristinapor2021-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100907Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-08-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
title OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
spellingShingle OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
Nóvoa,António
Espaço público comum da educação
Metamorfose da escola
Novos ambientes escolares
Pedagogia do encontro
Professores
title_short OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
title_full OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
title_fullStr OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
title_full_unstemmed OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
title_sort OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
author Nóvoa,António
author_facet Nóvoa,António
Alvim,Yara Cristina
author_role author
author2 Alvim,Yara Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóvoa,António
Alvim,Yara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço público comum da educação
Metamorfose da escola
Novos ambientes escolares
Pedagogia do encontro
Professores
topic Espaço público comum da educação
Metamorfose da escola
Novos ambientes escolares
Pedagogia do encontro
Professores
description RESUMO O título “Os professores depois da pandemia” chama a atenção para a necessidade de mudanças profundas na educação e no trabalho docente. O texto parte de uma crítica a três ilusões correntes, acentuadas pela resposta à Covid-19, que difundem as ideias de que as aprendizagens acontecem “naturalmente” numa diversidade de tempos e ambientes, de que a escola física vai dar lugar à “escola virtual” e de que a pedagogia pode ser substituída pelas tecnologias. Em alternativa a essas “ilusões”, sublinhamos que a educação implica sempre uma intencionalidade, o que nos conduz a valorizar o papel dos professores na construção de um espaço público comum da educação, na criação de novos ambientes escolares e na composição de uma pedagogia do encontro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.249236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.42 2021
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557406052352