OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907 |
Resumo: | RESUMO O título “Os professores depois da pandemia” chama a atenção para a necessidade de mudanças profundas na educação e no trabalho docente. O texto parte de uma crítica a três ilusões correntes, acentuadas pela resposta à Covid-19, que difundem as ideias de que as aprendizagens acontecem “naturalmente” numa diversidade de tempos e ambientes, de que a escola física vai dar lugar à “escola virtual” e de que a pedagogia pode ser substituída pelas tecnologias. Em alternativa a essas “ilusões”, sublinhamos que a educação implica sempre uma intencionalidade, o que nos conduz a valorizar o papel dos professores na construção de um espaço público comum da educação, na criação de novos ambientes escolares e na composição de uma pedagogia do encontro. |
id |
CEDES-1_80557002f56270469cb5c55edbce501a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000100907 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIAEspaço público comum da educaçãoMetamorfose da escolaNovos ambientes escolaresPedagogia do encontroProfessoresRESUMO O título “Os professores depois da pandemia” chama a atenção para a necessidade de mudanças profundas na educação e no trabalho docente. O texto parte de uma crítica a três ilusões correntes, acentuadas pela resposta à Covid-19, que difundem as ideias de que as aprendizagens acontecem “naturalmente” numa diversidade de tempos e ambientes, de que a escola física vai dar lugar à “escola virtual” e de que a pedagogia pode ser substituída pelas tecnologias. Em alternativa a essas “ilusões”, sublinhamos que a educação implica sempre uma intencionalidade, o que nos conduz a valorizar o papel dos professores na construção de um espaço público comum da educação, na criação de novos ambientes escolares e na composição de uma pedagogia do encontro.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.249236info:eu-repo/semantics/openAccessNóvoa,AntónioAlvim,Yara Cristinapor2021-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100907Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-08-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA |
title |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA |
spellingShingle |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA Nóvoa,António Espaço público comum da educação Metamorfose da escola Novos ambientes escolares Pedagogia do encontro Professores |
title_short |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA |
title_full |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA |
title_fullStr |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA |
title_sort |
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA |
author |
Nóvoa,António |
author_facet |
Nóvoa,António Alvim,Yara Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Alvim,Yara Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóvoa,António Alvim,Yara Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço público comum da educação Metamorfose da escola Novos ambientes escolares Pedagogia do encontro Professores |
topic |
Espaço público comum da educação Metamorfose da escola Novos ambientes escolares Pedagogia do encontro Professores |
description |
RESUMO O título “Os professores depois da pandemia” chama a atenção para a necessidade de mudanças profundas na educação e no trabalho docente. O texto parte de uma crítica a três ilusões correntes, acentuadas pela resposta à Covid-19, que difundem as ideias de que as aprendizagens acontecem “naturalmente” numa diversidade de tempos e ambientes, de que a escola física vai dar lugar à “escola virtual” e de que a pedagogia pode ser substituída pelas tecnologias. Em alternativa a essas “ilusões”, sublinhamos que a educação implica sempre uma intencionalidade, o que nos conduz a valorizar o papel dos professores na construção de um espaço público comum da educação, na criação de novos ambientes escolares e na composição de uma pedagogia do encontro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.249236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557406052352 |