As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100004 |
Resumo: | Este trabalho expõe parte dos resultados de pesquisa de mestrado desenvolvida sobre as escolas noturnas na Corte. Tem por objeto a ação do Estado imperial na produção dessa experiência de educação do povo. A tese defendida é que o Estado imperial age respondendo à demanda desencadeada por outros atores sociais, como sociedades privadas e a iniciativa individual de professores e alunos. O texto delimita três momentos-chave desta ação estatal: 1854, com a reforma Couto Ferraz; em 1882, as Instruções Provisórias de José Bento da Cunha Figueiredo; e o Decreto n. 7.031, de 6 de setembro de 1878, de Leôncio de Carvalho, quando se instituem os cursos noturnos promovidos pelo Estado. As experiências públicas e privadas de instrução para a população trabalhadora guardam como características comuns a assistematicidade e a precariedade em suas formas. |
id |
CEDES-1_87b1cf0ec412591b1d3c33f2945efd00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000100004 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889)Educação do povoEstado imperialMunicípio da CorteEste trabalho expõe parte dos resultados de pesquisa de mestrado desenvolvida sobre as escolas noturnas na Corte. Tem por objeto a ação do Estado imperial na produção dessa experiência de educação do povo. A tese defendida é que o Estado imperial age respondendo à demanda desencadeada por outros atores sociais, como sociedades privadas e a iniciativa individual de professores e alunos. O texto delimita três momentos-chave desta ação estatal: 1854, com a reforma Couto Ferraz; em 1882, as Instruções Provisórias de José Bento da Cunha Figueiredo; e o Decreto n. 7.031, de 6 de setembro de 1878, de Leôncio de Carvalho, quando se instituem os cursos noturnos promovidos pelo Estado. As experiências públicas e privadas de instrução para a população trabalhadora guardam como características comuns a assistematicidade e a precariedade em suas formas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100004Educação & Sociedade v.32 n.114 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000100004info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Ana Luiza Jesus dapor2011-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-05-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) |
title |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) |
spellingShingle |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) Costa,Ana Luiza Jesus da Educação do povo Estado imperial Município da Corte |
title_short |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) |
title_full |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) |
title_fullStr |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) |
title_full_unstemmed |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) |
title_sort |
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889) |
author |
Costa,Ana Luiza Jesus da |
author_facet |
Costa,Ana Luiza Jesus da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Ana Luiza Jesus da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do povo Estado imperial Município da Corte |
topic |
Educação do povo Estado imperial Município da Corte |
description |
Este trabalho expõe parte dos resultados de pesquisa de mestrado desenvolvida sobre as escolas noturnas na Corte. Tem por objeto a ação do Estado imperial na produção dessa experiência de educação do povo. A tese defendida é que o Estado imperial age respondendo à demanda desencadeada por outros atores sociais, como sociedades privadas e a iniciativa individual de professores e alunos. O texto delimita três momentos-chave desta ação estatal: 1854, com a reforma Couto Ferraz; em 1882, as Instruções Provisórias de José Bento da Cunha Figueiredo; e o Decreto n. 7.031, de 6 de setembro de 1878, de Leôncio de Carvalho, quando se instituem os cursos noturnos promovidos pelo Estado. As experiências públicas e privadas de instrução para a população trabalhadora guardam como características comuns a assistematicidade e a precariedade em suas formas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.114 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554889469952 |