Impasses éticos na educação hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lastória,Luiz A. Calmon Nabuco
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200006
Resumo: O presente artigo trata da consciência filosófica expressa nas formulações de T. W. Adorno quanto ao desvanecimento da ética como possibilidade inerente ao ato educativo. Tendo em vista compreender o significado do termo "doutrina da vida reta" que, nas palavras de Adorno, teria caído em esquecimento na atualidade, o presente texto revisita o pensamento ético de Aristóteles, procurando elucidar o seu sentido imanente à educação. Por fim, extrairemos desse percurso algumas preocupações referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.
id CEDES-1_8b417adb22374e4ec7ac914d7fd838ac
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302003000200006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Impasses éticos na educação hojeÉticaEducaçãoAristótelesAdornoFamíliaO presente artigo trata da consciência filosófica expressa nas formulações de T. W. Adorno quanto ao desvanecimento da ética como possibilidade inerente ao ato educativo. Tendo em vista compreender o significado do termo "doutrina da vida reta" que, nas palavras de Adorno, teria caído em esquecimento na atualidade, o presente texto revisita o pensamento ético de Aristóteles, procurando elucidar o seu sentido imanente à educação. Por fim, extrairemos desse percurso algumas preocupações referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200006Educação & Sociedade v.24 n.83 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000200006info:eu-repo/semantics/openAccessLastória,Luiz A. Calmon Nabucopor2003-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000200006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2003-09-18T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Impasses éticos na educação hoje
title Impasses éticos na educação hoje
spellingShingle Impasses éticos na educação hoje
Lastória,Luiz A. Calmon Nabuco
Ética
Educação
Aristóteles
Adorno
Família
title_short Impasses éticos na educação hoje
title_full Impasses éticos na educação hoje
title_fullStr Impasses éticos na educação hoje
title_full_unstemmed Impasses éticos na educação hoje
title_sort Impasses éticos na educação hoje
author Lastória,Luiz A. Calmon Nabuco
author_facet Lastória,Luiz A. Calmon Nabuco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lastória,Luiz A. Calmon Nabuco
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Educação
Aristóteles
Adorno
Família
topic Ética
Educação
Aristóteles
Adorno
Família
description O presente artigo trata da consciência filosófica expressa nas formulações de T. W. Adorno quanto ao desvanecimento da ética como possibilidade inerente ao ato educativo. Tendo em vista compreender o significado do termo "doutrina da vida reta" que, nas palavras de Adorno, teria caído em esquecimento na atualidade, o presente texto revisita o pensamento ético de Aristóteles, procurando elucidar o seu sentido imanente à educação. Por fim, extrairemos desse percurso algumas preocupações referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302003000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.24 n.83 2003
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553135202304