MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari,Anderson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro,Roney Polato de, Bastos,Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100312
Resumo: RESUMO Somos constantemente afetados por diferentes discursos que incitam o preconceito e a violência, presentes, muitas vezes, nas pequenas nuances do cotidiano, mas que também podem emergir explícitos, diretos e escancarados. O presente artigo toma duas pichações – uma de teor racista e outra de teor homofóbico –, feitas nos muros de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais, como ponto de partida para problematizarmos, orientados pelas perspectivas foucaultianas e butlerianas, as imagens formadas nesses muros como potência de jogos de saber-poder e de transformação dos discursos e dos sujeitos.
id CEDES-1_91887e119d4fdd1f668eb17f8e2e6974
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302021000100312
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIASEscolaEnquadramentoHeteronormatividadePichaçãoRacismoRESUMO Somos constantemente afetados por diferentes discursos que incitam o preconceito e a violência, presentes, muitas vezes, nas pequenas nuances do cotidiano, mas que também podem emergir explícitos, diretos e escancarados. O presente artigo toma duas pichações – uma de teor racista e outra de teor homofóbico –, feitas nos muros de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais, como ponto de partida para problematizarmos, orientados pelas perspectivas foucaultianas e butlerianas, as imagens formadas nesses muros como potência de jogos de saber-poder e de transformação dos discursos e dos sujeitos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100312Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.231389info:eu-repo/semantics/openAccessFerrari,AndersonCastro,Roney Polato deBastos,Felipepor2021-04-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100312Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-04-26T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
title MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
spellingShingle MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
Ferrari,Anderson
Escola
Enquadramento
Heteronormatividade
Pichação
Racismo
title_short MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
title_full MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
title_fullStr MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
title_full_unstemmed MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
title_sort MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
author Ferrari,Anderson
author_facet Ferrari,Anderson
Castro,Roney Polato de
Bastos,Felipe
author_role author
author2 Castro,Roney Polato de
Bastos,Felipe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari,Anderson
Castro,Roney Polato de
Bastos,Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Enquadramento
Heteronormatividade
Pichação
Racismo
topic Escola
Enquadramento
Heteronormatividade
Pichação
Racismo
description RESUMO Somos constantemente afetados por diferentes discursos que incitam o preconceito e a violência, presentes, muitas vezes, nas pequenas nuances do cotidiano, mas que também podem emergir explícitos, diretos e escancarados. O presente artigo toma duas pichações – uma de teor racista e outra de teor homofóbico –, feitas nos muros de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais, como ponto de partida para problematizarmos, orientados pelas perspectivas foucaultianas e butlerianas, as imagens formadas nesses muros como potência de jogos de saber-poder e de transformação dos discursos e dos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100312
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.231389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.42 2021
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557381935104