Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burnier,Suzana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100007
Resumo: Baseando-nos numa pesquisa realizada com duas gerações de técnicos de nível médio, buscamos compreender os diálogos que esse segmento de trabalhadores estabelece com o mundo do trabalho no contexto da modernidade tardia. São aqui discutidos os significados por eles conferidos ao trabalho, no contexto da reestruturação produtiva. Como tal processo é percebido por esse grupo de trabalhadores qualificados? Como percebem as atividades por eles exercidas nas empresas? Em que medida são "cooptados" ou não pelos discursos patronais? Que condições demandam para estabelecerem uma relação positiva com o trabalho? Que tipos de relações sociais vivenciam no trabalho e como as analisam? Pretende-se com o estudo contribuir para a reflexão acerca dos processos formativos de trabalhadores, escolares ou não, indicando os temas apontados pelos próprios trabalhadores como centrais na sua experiência e, portanto, merecedores de análise durante sua formação.
id CEDES-1_9506452a895323f3a086f33c3fc1db30
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000100007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médioTrabalhadores qualificadosRepresentaçõesSignificadosBaseando-nos numa pesquisa realizada com duas gerações de técnicos de nível médio, buscamos compreender os diálogos que esse segmento de trabalhadores estabelece com o mundo do trabalho no contexto da modernidade tardia. São aqui discutidos os significados por eles conferidos ao trabalho, no contexto da reestruturação produtiva. Como tal processo é percebido por esse grupo de trabalhadores qualificados? Como percebem as atividades por eles exercidas nas empresas? Em que medida são "cooptados" ou não pelos discursos patronais? Que condições demandam para estabelecerem uma relação positiva com o trabalho? Que tipos de relações sociais vivenciam no trabalho e como as analisam? Pretende-se com o estudo contribuir para a reflexão acerca dos processos formativos de trabalhadores, escolares ou não, indicando os temas apontados pelos próprios trabalhadores como centrais na sua experiência e, portanto, merecedores de análise durante sua formação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100007Educação & Sociedade v.27 n.94 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000100007info:eu-repo/semantics/openAccessBurnier,Suzanapor2006-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000100007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-05-29T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
title Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
spellingShingle Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
Burnier,Suzana
Trabalhadores qualificados
Representações
Significados
title_short Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
title_full Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
title_fullStr Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
title_full_unstemmed Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
title_sort Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio
author Burnier,Suzana
author_facet Burnier,Suzana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burnier,Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhadores qualificados
Representações
Significados
topic Trabalhadores qualificados
Representações
Significados
description Baseando-nos numa pesquisa realizada com duas gerações de técnicos de nível médio, buscamos compreender os diálogos que esse segmento de trabalhadores estabelece com o mundo do trabalho no contexto da modernidade tardia. São aqui discutidos os significados por eles conferidos ao trabalho, no contexto da reestruturação produtiva. Como tal processo é percebido por esse grupo de trabalhadores qualificados? Como percebem as atividades por eles exercidas nas empresas? Em que medida são "cooptados" ou não pelos discursos patronais? Que condições demandam para estabelecerem uma relação positiva com o trabalho? Que tipos de relações sociais vivenciam no trabalho e como as analisam? Pretende-se com o estudo contribuir para a reflexão acerca dos processos formativos de trabalhadores, escolares ou não, indicando os temas apontados pelos próprios trabalhadores como centrais na sua experiência e, portanto, merecedores de análise durante sua formação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.94 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553816776704