Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100007 |
Resumo: | A partir da análise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformandolhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas práticos de percepção, apreciação e ação necessários à integração do indivíduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasião privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituições educativas contribuem para a adesão dos indivíduos à ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinação da criança à vida urbana e estimula a autorregulação infantil. Isso é feito pela inculcação de uma "crença prática" voltada a regular ritmos e relações da criança, bem como a transferir um certo número de "metáforas práticas" destinadas a possibilitar à criança a adesão a um mundo social marcado pelo risco. |
id |
CEDES-1_9668390efa94f3db7fe89d48e54aaca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302009000100007 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der StruwwelpeterDer StruwwelpeterLiteratura infantilEducação dos costumesViolência simbólicaPedagogia difusaA partir da análise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformandolhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas práticos de percepção, apreciação e ação necessários à integração do indivíduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasião privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituições educativas contribuem para a adesão dos indivíduos à ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinação da criança à vida urbana e estimula a autorregulação infantil. Isso é feito pela inculcação de uma "crença prática" voltada a regular ritmos e relações da criança, bem como a transferir um certo número de "metáforas práticas" destinadas a possibilitar à criança a adesão a um mundo social marcado pelo risco.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100007Educação & Sociedade v.30 n.106 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000100007info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Maria da Conceição Lima deBona,MelitaPereira,Gilson R. de M.por2009-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000100007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-07-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter |
title |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter |
spellingShingle |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter Andrade,Maria da Conceição Lima de Der Struwwelpeter Literatura infantil Educação dos costumes Violência simbólica Pedagogia difusa |
title_short |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter |
title_full |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter |
title_fullStr |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter |
title_full_unstemmed |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter |
title_sort |
Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter |
author |
Andrade,Maria da Conceição Lima de |
author_facet |
Andrade,Maria da Conceição Lima de Bona,Melita Pereira,Gilson R. de M. |
author_role |
author |
author2 |
Bona,Melita Pereira,Gilson R. de M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade,Maria da Conceição Lima de Bona,Melita Pereira,Gilson R. de M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Der Struwwelpeter Literatura infantil Educação dos costumes Violência simbólica Pedagogia difusa |
topic |
Der Struwwelpeter Literatura infantil Educação dos costumes Violência simbólica Pedagogia difusa |
description |
A partir da análise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformandolhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas práticos de percepção, apreciação e ação necessários à integração do indivíduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasião privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituições educativas contribuem para a adesão dos indivíduos à ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinação da criança à vida urbana e estimula a autorregulação infantil. Isso é feito pela inculcação de uma "crença prática" voltada a regular ritmos e relações da criança, bem como a transferir um certo número de "metáforas práticas" destinadas a possibilitar à criança a adesão a um mundo social marcado pelo risco. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302009000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.30 n.106 2009 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554519322624 |