Reprodução ou prolongamentos críticos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lahire,Bernard
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200004
Resumo: Na França, a sociologia de Pierre Bourdieu foi quer detestada e ignorada quer venerada, duas atitudes que não condizem com uma vida científica saudável, a qual requer uma crítica argumentada e racional. Agora que Pierre Bourdieu morreu, parece urgente pensar os prolongamentos críticos de sua obra de modo a manter viva a herança científica que ele nos legou. Três continuações são evocadas aqui: a primeira diz respeito à sua concepção do trabalho intelectual; a segunda, à sua teoria "disposicionalista" da ação (teoria do habitus); e a terceira, ao modo como pensava a diferenciação social (teoria dos campos).
id CEDES-1_978ca6a67a171d09f704b63f5e712984
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002000200004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Reprodução ou prolongamentos críticos?Concepção do trabalho intelectualHabitusCamposProlongamentos críticosNa França, a sociologia de Pierre Bourdieu foi quer detestada e ignorada quer venerada, duas atitudes que não condizem com uma vida científica saudável, a qual requer uma crítica argumentada e racional. Agora que Pierre Bourdieu morreu, parece urgente pensar os prolongamentos críticos de sua obra de modo a manter viva a herança científica que ele nos legou. Três continuações são evocadas aqui: a primeira diz respeito à sua concepção do trabalho intelectual; a segunda, à sua teoria "disposicionalista" da ação (teoria do habitus); e a terceira, ao modo como pensava a diferenciação social (teoria dos campos).Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200004Educação & Sociedade v.23 n.78 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002000200004info:eu-repo/semantics/openAccessLahire,Bernardpor2006-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002000200004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Reprodução ou prolongamentos críticos?
title Reprodução ou prolongamentos críticos?
spellingShingle Reprodução ou prolongamentos críticos?
Lahire,Bernard
Concepção do trabalho intelectual
Habitus
Campos
Prolongamentos críticos
title_short Reprodução ou prolongamentos críticos?
title_full Reprodução ou prolongamentos críticos?
title_fullStr Reprodução ou prolongamentos críticos?
title_full_unstemmed Reprodução ou prolongamentos críticos?
title_sort Reprodução ou prolongamentos críticos?
author Lahire,Bernard
author_facet Lahire,Bernard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lahire,Bernard
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção do trabalho intelectual
Habitus
Campos
Prolongamentos críticos
topic Concepção do trabalho intelectual
Habitus
Campos
Prolongamentos críticos
description Na França, a sociologia de Pierre Bourdieu foi quer detestada e ignorada quer venerada, duas atitudes que não condizem com uma vida científica saudável, a qual requer uma crítica argumentada e racional. Agora que Pierre Bourdieu morreu, parece urgente pensar os prolongamentos críticos de sua obra de modo a manter viva a herança científica que ele nos legou. Três continuações são evocadas aqui: a primeira diz respeito à sua concepção do trabalho intelectual; a segunda, à sua teoria "disposicionalista" da ação (teoria do habitus); e a terceira, ao modo como pensava a diferenciação social (teoria dos campos).
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.78 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553041879040