DESAFIOS URBANOS À DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ÀS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Educação & Sociedade |
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Resumo: | RESUMO: O presente artigo sistematiza o progresso da pesquisa sobre os padrões de organização social do território das metrópoles brasileiras e seus impactos nos mecanismos de reprodução das desigualdades educacionais entre crianças e jovens. Ele tem como base os resultados de um grande número de investigações empíricas realizadas pelo grupo de pesquisa multidisciplinar "Educação e Cidade", integrante do Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia (INCT) - "Observatório das Metrópoles" - CNPq/FAPERJ. Além de apresentar o estado da arte sobre o conhecimento referente à relação entre os processos de segmentação e segregação residencial e as desigualdades de acesso à estrutura de oportunidades educacionais, o artigo também propõe a reflexão sobre a necessidade da consideração do território urbano como dimensão transversal das políticas de educação e da cidade. |
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DESAFIOS URBANOS À DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ÀS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES BRASILEIRASRegiões metropolitanasSegregação residencialDesigualdades urbanasDesigualdades educacionaisRESUMO: O presente artigo sistematiza o progresso da pesquisa sobre os padrões de organização social do território das metrópoles brasileiras e seus impactos nos mecanismos de reprodução das desigualdades educacionais entre crianças e jovens. Ele tem como base os resultados de um grande número de investigações empíricas realizadas pelo grupo de pesquisa multidisciplinar "Educação e Cidade", integrante do Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia (INCT) - "Observatório das Metrópoles" - CNPq/FAPERJ. Além de apresentar o estado da arte sobre o conhecimento referente à relação entre os processos de segmentação e segregação residencial e as desigualdades de acesso à estrutura de oportunidades educacionais, o artigo também propõe a reflexão sobre a necessidade da consideração do território urbano como dimensão transversal das políticas de educação e da cidade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000100171Educação & Sociedade v.37 n.134 2016reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302016157093info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Luiz Cesar de QueirozKoslinski,Mariane CampeloZuccarelli,CarolinaChristovão,Ana Carolinapor2016-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302016000100171Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2016-06-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
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