Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100008 |
Resumo: | Este artigo situa-se como um estudo panorâmico sobre as relações de gênero e a co-educação no âmbito da Educação Física na França ao longo do século XX. Em seu desenvolvimento são privilegiados três domínios discursivos orientados em direção ao mesmo objeto: os manuais de higiene, os manuais de moral e, finalmente, os manuais e textos oficiais no domínio da educação física e do esporte. Nesta pesquisa pode-se constatar que os manuais escolares que tratam do exercício físico não apenas são sexistas, mas servem também para ensinar as diferentes modalidades de sexismo através do domínio específico dos exercícios físicos. As fontes aqui pesquisadas estão disponíveis nos arquivos do Centre d'Etude, de Documentation en Histoire et Recherche en Education (CEDHRE) do Institut Universitaire de Formation des Maîtres (IUFM) de Montpellier, um dos mais completos sobre manuais escolares na França. |
id |
CEDES-1_9fcea64cf6afa0a6556dfd69013c3743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302008000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004)GêneroCorpoManuais escolaresManuais de higiene e moralGênero e educação físicaEste artigo situa-se como um estudo panorâmico sobre as relações de gênero e a co-educação no âmbito da Educação Física na França ao longo do século XX. Em seu desenvolvimento são privilegiados três domínios discursivos orientados em direção ao mesmo objeto: os manuais de higiene, os manuais de moral e, finalmente, os manuais e textos oficiais no domínio da educação física e do esporte. Nesta pesquisa pode-se constatar que os manuais escolares que tratam do exercício físico não apenas são sexistas, mas servem também para ensinar as diferentes modalidades de sexismo através do domínio específico dos exercícios físicos. As fontes aqui pesquisadas estão disponíveis nos arquivos do Centre d'Etude, de Documentation en Histoire et Recherche en Education (CEDHRE) do Institut Universitaire de Formation des Maîtres (IUFM) de Montpellier, um dos mais completos sobre manuais escolares na França.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100008Educação & Sociedade v.29 n.102 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000100008info:eu-repo/semantics/openAccessGleyse,JacquesSoares,Carmen Lúciapor2008-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-05-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) |
title |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) |
spellingShingle |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) Gleyse,Jacques Gênero Corpo Manuais escolares Manuais de higiene e moral Gênero e educação física |
title_short |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) |
title_full |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) |
title_fullStr |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) |
title_full_unstemmed |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) |
title_sort |
Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004) |
author |
Gleyse,Jacques |
author_facet |
Gleyse,Jacques Soares,Carmen Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Carmen Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gleyse,Jacques Soares,Carmen Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Corpo Manuais escolares Manuais de higiene e moral Gênero e educação física |
topic |
Gênero Corpo Manuais escolares Manuais de higiene e moral Gênero e educação física |
description |
Este artigo situa-se como um estudo panorâmico sobre as relações de gênero e a co-educação no âmbito da Educação Física na França ao longo do século XX. Em seu desenvolvimento são privilegiados três domínios discursivos orientados em direção ao mesmo objeto: os manuais de higiene, os manuais de moral e, finalmente, os manuais e textos oficiais no domínio da educação física e do esporte. Nesta pesquisa pode-se constatar que os manuais escolares que tratam do exercício físico não apenas são sexistas, mas servem também para ensinar as diferentes modalidades de sexismo através do domínio específico dos exercícios físicos. As fontes aqui pesquisadas estão disponíveis nos arquivos do Centre d'Etude, de Documentation en Histoire et Recherche en Education (CEDHRE) do Institut Universitaire de Formation des Maîtres (IUFM) de Montpellier, um dos mais completos sobre manuais escolares na França. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302008000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.29 n.102 2008 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554452213760 |