As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007 |
Resumo: | Este artigo contempla questões que surgem para os adultos que fazem pesquisa com crianças pesquisadoras. Esses pontos são ilustrados mais por meio de uma revisão da literatura internacional do que por um relatório de pesquisa original. Três áreas principais serão abordadas: os estágios do processo de pesquisa em que as crianças podem ser envolvidas como atores; os níveis de participação das crianças; e o uso de métodos que podem aumentar o envolvimento informado das crianças em pesquisas, sem deixar de respeitar seus direitos. Considero as crianças co-produtoras de dados durante as pesquisas realizadas com elas. |
id |
CEDES-1_a77ba61a40fce267b0d2382a1c7a4567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302005000200007 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisaCriançasJovensMétodos de pesquisaParticipaçãoEste artigo contempla questões que surgem para os adultos que fazem pesquisa com crianças pesquisadoras. Esses pontos são ilustrados mais por meio de uma revisão da literatura internacional do que por um relatório de pesquisa original. Três áreas principais serão abordadas: os estágios do processo de pesquisa em que as crianças podem ser envolvidas como atores; os níveis de participação das crianças; e o uso de métodos que podem aumentar o envolvimento informado das crianças em pesquisas, sem deixar de respeitar seus direitos. Considero as crianças co-produtoras de dados durante as pesquisas realizadas com elas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007Educação & Sociedade v.26 n.91 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000200007info:eu-repo/semantics/openAccessAlderson,Priscillapor2005-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000200007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-10-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa |
title |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa |
spellingShingle |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa Alderson,Priscilla Crianças Jovens Métodos de pesquisa Participação |
title_short |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa |
title_full |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa |
title_fullStr |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa |
title_full_unstemmed |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa |
title_sort |
As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa |
author |
Alderson,Priscilla |
author_facet |
Alderson,Priscilla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alderson,Priscilla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Jovens Métodos de pesquisa Participação |
topic |
Crianças Jovens Métodos de pesquisa Participação |
description |
Este artigo contempla questões que surgem para os adultos que fazem pesquisa com crianças pesquisadoras. Esses pontos são ilustrados mais por meio de uma revisão da literatura internacional do que por um relatório de pesquisa original. Três áreas principais serão abordadas: os estágios do processo de pesquisa em que as crianças podem ser envolvidas como atores; os níveis de participação das crianças; e o uso de métodos que podem aumentar o envolvimento informado das crianças em pesquisas, sem deixar de respeitar seus direitos. Considero as crianças co-produtoras de dados durante as pesquisas realizadas com elas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302005000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.26 n.91 2005 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553747570688 |