As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alderson,Priscilla
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007
Resumo: Este artigo contempla questões que surgem para os adultos que fazem pesquisa com crianças pesquisadoras. Esses pontos são ilustrados mais por meio de uma revisão da literatura internacional do que por um relatório de pesquisa original. Três áreas principais serão abordadas: os estágios do processo de pesquisa em que as crianças podem ser envolvidas como atores; os níveis de participação das crianças; e o uso de métodos que podem aumentar o envolvimento informado das crianças em pesquisas, sem deixar de respeitar seus direitos. Considero as crianças co-produtoras de dados durante as pesquisas realizadas com elas.
id CEDES-1_a77ba61a40fce267b0d2382a1c7a4567
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000200007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisaCriançasJovensMétodos de pesquisaParticipaçãoEste artigo contempla questões que surgem para os adultos que fazem pesquisa com crianças pesquisadoras. Esses pontos são ilustrados mais por meio de uma revisão da literatura internacional do que por um relatório de pesquisa original. Três áreas principais serão abordadas: os estágios do processo de pesquisa em que as crianças podem ser envolvidas como atores; os níveis de participação das crianças; e o uso de métodos que podem aumentar o envolvimento informado das crianças em pesquisas, sem deixar de respeitar seus direitos. Considero as crianças co-produtoras de dados durante as pesquisas realizadas com elas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007Educação & Sociedade v.26 n.91 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000200007info:eu-repo/semantics/openAccessAlderson,Priscillapor2005-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000200007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-10-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
title As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
spellingShingle As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
Alderson,Priscilla
Crianças
Jovens
Métodos de pesquisa
Participação
title_short As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
title_full As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
title_fullStr As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
title_full_unstemmed As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
title_sort As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa
author Alderson,Priscilla
author_facet Alderson,Priscilla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alderson,Priscilla
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Jovens
Métodos de pesquisa
Participação
topic Crianças
Jovens
Métodos de pesquisa
Participação
description Este artigo contempla questões que surgem para os adultos que fazem pesquisa com crianças pesquisadoras. Esses pontos são ilustrados mais por meio de uma revisão da literatura internacional do que por um relatório de pesquisa original. Três áreas principais serão abordadas: os estágios do processo de pesquisa em que as crianças podem ser envolvidas como atores; os níveis de participação das crianças; e o uso de métodos que podem aumentar o envolvimento informado das crianças em pesquisas, sem deixar de respeitar seus direitos. Considero as crianças co-produtoras de dados durante as pesquisas realizadas com elas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.91 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553747570688