Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Wilson Mesquita de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100085
Resumo: O artigo discute dados de uma pesquisa empírica efetuada com 50 bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) na cidade de São Paulo, dialogando com reflexões presentes em Os Herdeiros. Utilizou-se a metodologia qualitativa na análise das entrevistas e dos questionários por meio da articulação das condições familiares e de trabalho e das experiências de acesso e permanência dos bolsistas no ensino superior privado lucrativo. Os resultados sugerem diferenças importantes entre três subgrupos de bolsistas (bacharelandos, licenciandos e tecnólogos), com acentuada positividade para os bacharelandos quando se compara com os outros dois subgrupos no que se refere à formação escolar, origem social e econômica, condições culturais e acesso a cursos e universidades mais prestigiados.
id CEDES-1_a8fc1008c1b28a1232d1ad12df8d07e3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302015000100085
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São PauloEnsino Superior PrivadoPrograma Universidade para TodosOs HerdeirosDesigualdades EducacionaisO artigo discute dados de uma pesquisa empírica efetuada com 50 bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) na cidade de São Paulo, dialogando com reflexões presentes em Os Herdeiros. Utilizou-se a metodologia qualitativa na análise das entrevistas e dos questionários por meio da articulação das condições familiares e de trabalho e das experiências de acesso e permanência dos bolsistas no ensino superior privado lucrativo. Os resultados sugerem diferenças importantes entre três subgrupos de bolsistas (bacharelandos, licenciandos e tecnólogos), com acentuada positividade para os bacharelandos quando se compara com os outros dois subgrupos no que se refere à formação escolar, origem social e econômica, condições culturais e acesso a cursos e universidades mais prestigiados.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100085Educação & Sociedade v.36 n.130 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015139538info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Wilson Mesquita depor2015-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000100085Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-07-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
title Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
spellingShingle Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
Almeida,Wilson Mesquita de
Ensino Superior Privado
Programa Universidade para Todos
Os Herdeiros
Desigualdades Educacionais
title_short Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
title_full Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
title_fullStr Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
title_sort Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo
author Almeida,Wilson Mesquita de
author_facet Almeida,Wilson Mesquita de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Wilson Mesquita de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior Privado
Programa Universidade para Todos
Os Herdeiros
Desigualdades Educacionais
topic Ensino Superior Privado
Programa Universidade para Todos
Os Herdeiros
Desigualdades Educacionais
description O artigo discute dados de uma pesquisa empírica efetuada com 50 bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) na cidade de São Paulo, dialogando com reflexões presentes em Os Herdeiros. Utilizou-se a metodologia qualitativa na análise das entrevistas e dos questionários por meio da articulação das condições familiares e de trabalho e das experiências de acesso e permanência dos bolsistas no ensino superior privado lucrativo. Os resultados sugerem diferenças importantes entre três subgrupos de bolsistas (bacharelandos, licenciandos e tecnólogos), com acentuada positividade para os bacharelandos quando se compara com os outros dois subgrupos no que se refere à formação escolar, origem social e econômica, condições culturais e acesso a cursos e universidades mais prestigiados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100085
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302015139538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.36 n.130 2015
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555889811456