Ensino superior: o momento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300015 |
Resumo: | Com a aplicação da reforma dita do "LMD" (Licence, Master, Doctorat),1 as universidades francesas iniciaram um processo que, segundo seus idealizadores, vai facilitar a harmonização dos currículos europeus e a mobilidade internacional dos estudantes. Ora, uma análise mais aprofundada revela que essa reforma é norteada por outras lógicas que favorecem mais particularmente o desenvolvimento da concorrência entre estabelecimentos e uma maior "mercadorização" do ensino superior. Com essa reforma, a preocupação pela democratização do ensino superior parece ter completamente desaparecido e o lugar concedido a uma pesquisa livre e autônoma - que, entretanto, está na própria base da idéia de universidade -, parece ter sido reduzido ao estrito mínimo, em virtude, entre outras coisas, do desenvolvimento de uma concepção utilitarista e mercantil tanto do ensino como da pesquisa. |
id |
CEDES-1_b19c82b06bdc22d1e71b63d41643eba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302004000300015 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino superior: o momento críticoFrançaReforma universitáriaLMDDemocratizaçãoAutonomia da pesquisaCom a aplicação da reforma dita do "LMD" (Licence, Master, Doctorat),1 as universidades francesas iniciaram um processo que, segundo seus idealizadores, vai facilitar a harmonização dos currículos europeus e a mobilidade internacional dos estudantes. Ora, uma análise mais aprofundada revela que essa reforma é norteada por outras lógicas que favorecem mais particularmente o desenvolvimento da concorrência entre estabelecimentos e uma maior "mercadorização" do ensino superior. Com essa reforma, a preocupação pela democratização do ensino superior parece ter completamente desaparecido e o lugar concedido a uma pesquisa livre e autônoma - que, entretanto, está na própria base da idéia de universidade -, parece ter sido reduzido ao estrito mínimo, em virtude, entre outras coisas, do desenvolvimento de uma concepção utilitarista e mercantil tanto do ensino como da pesquisa.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300015Educação & Sociedade v.25 n.88 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000300015info:eu-repo/semantics/openAccessCharle,ChristopheDel Buono,LuigiGaubert,ChristopheSoulié,Charlespor2005-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000300015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-01-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior: o momento crítico |
title |
Ensino superior: o momento crítico |
spellingShingle |
Ensino superior: o momento crítico Charle,Christophe França Reforma universitária LMD Democratização Autonomia da pesquisa |
title_short |
Ensino superior: o momento crítico |
title_full |
Ensino superior: o momento crítico |
title_fullStr |
Ensino superior: o momento crítico |
title_full_unstemmed |
Ensino superior: o momento crítico |
title_sort |
Ensino superior: o momento crítico |
author |
Charle,Christophe |
author_facet |
Charle,Christophe Del Buono,Luigi Gaubert,Christophe Soulié,Charles |
author_role |
author |
author2 |
Del Buono,Luigi Gaubert,Christophe Soulié,Charles |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charle,Christophe Del Buono,Luigi Gaubert,Christophe Soulié,Charles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
França Reforma universitária LMD Democratização Autonomia da pesquisa |
topic |
França Reforma universitária LMD Democratização Autonomia da pesquisa |
description |
Com a aplicação da reforma dita do "LMD" (Licence, Master, Doctorat),1 as universidades francesas iniciaram um processo que, segundo seus idealizadores, vai facilitar a harmonização dos currículos europeus e a mobilidade internacional dos estudantes. Ora, uma análise mais aprofundada revela que essa reforma é norteada por outras lógicas que favorecem mais particularmente o desenvolvimento da concorrência entre estabelecimentos e uma maior "mercadorização" do ensino superior. Com essa reforma, a preocupação pela democratização do ensino superior parece ter completamente desaparecido e o lugar concedido a uma pesquisa livre e autônoma - que, entretanto, está na própria base da idéia de universidade -, parece ter sido reduzido ao estrito mínimo, em virtude, entre outras coisas, do desenvolvimento de uma concepção utilitarista e mercantil tanto do ensino como da pesquisa. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302004000300015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.25 n.88 2004 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553460260864 |