Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faguer,Jean-Pierre
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000100002
Resumo: Este artigo se baseia em um estudo sobre um colégio fundado pelos jesuítas no 16e arrondissement de Paris, cuja clientela se origina principalmente da burguesia e da aristocracia. Em particular, este artigo aborda os métodos aplicados de ensino, as trajetórias familiares e profissionais, as estratégias matrimoniais e a divisão de trabalho familiar entre as esposas dos formandos com o baccalauréat por este colégio em 1961. Visa também mostrar como certos colégios particulares podem ser vistos como substitutos da autoridade familiar, encarregados de transmitir um modelo de educação que se torna mais homogêneo pelo fato de pais e professores compartilharem a mesma concepção dos papéis da escola e da família, além de manterem seus alunos isolados de crianças de outras classes sociais, não somente durante o horário de aula, mas também (e esta é uma das "especialidades" deste tipo de colégio) durante a maioria das atividades de lazer, pelas quais são responsáveis.
id CEDES-1_b253687a6ce3497b9894500df8afe92f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301997000100002
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960ensino privadoaristocraciaburguesia de negóciosestratégias de reconversãoestratégias matrimoniaisEste artigo se baseia em um estudo sobre um colégio fundado pelos jesuítas no 16e arrondissement de Paris, cuja clientela se origina principalmente da burguesia e da aristocracia. Em particular, este artigo aborda os métodos aplicados de ensino, as trajetórias familiares e profissionais, as estratégias matrimoniais e a divisão de trabalho familiar entre as esposas dos formandos com o baccalauréat por este colégio em 1961. Visa também mostrar como certos colégios particulares podem ser vistos como substitutos da autoridade familiar, encarregados de transmitir um modelo de educação que se torna mais homogêneo pelo fato de pais e professores compartilharem a mesma concepção dos papéis da escola e da família, além de manterem seus alunos isolados de crianças de outras classes sociais, não somente durante o horário de aula, mas também (e esta é uma das "especialidades" deste tipo de colégio) durante a maioria das atividades de lazer, pelas quais são responsáveis.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1997-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000100002Educação & Sociedade v.18 n.58 1997reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301997000100002info:eu-repo/semantics/openAccessFaguer,Jean-Pierrepor2001-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301997000100002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-06-26T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
title Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
spellingShingle Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
Faguer,Jean-Pierre
ensino privado
aristocracia
burguesia de negócios
estratégias de reconversão
estratégias matrimoniais
title_short Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
title_full Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
title_fullStr Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
title_full_unstemmed Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
title_sort Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
author Faguer,Jean-Pierre
author_facet Faguer,Jean-Pierre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faguer,Jean-Pierre
dc.subject.por.fl_str_mv ensino privado
aristocracia
burguesia de negócios
estratégias de reconversão
estratégias matrimoniais
topic ensino privado
aristocracia
burguesia de negócios
estratégias de reconversão
estratégias matrimoniais
description Este artigo se baseia em um estudo sobre um colégio fundado pelos jesuítas no 16e arrondissement de Paris, cuja clientela se origina principalmente da burguesia e da aristocracia. Em particular, este artigo aborda os métodos aplicados de ensino, as trajetórias familiares e profissionais, as estratégias matrimoniais e a divisão de trabalho familiar entre as esposas dos formandos com o baccalauréat por este colégio em 1961. Visa também mostrar como certos colégios particulares podem ser vistos como substitutos da autoridade familiar, encarregados de transmitir um modelo de educação que se torna mais homogêneo pelo fato de pais e professores compartilharem a mesma concepção dos papéis da escola e da família, além de manterem seus alunos isolados de crianças de outras classes sociais, não somente durante o horário de aula, mas também (e esta é uma das "especialidades" deste tipo de colégio) durante a maioria das atividades de lazer, pelas quais são responsáveis.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301997000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.18 n.58 1997
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552347721728