Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000100002 |
Resumo: | Este artigo se baseia em um estudo sobre um colégio fundado pelos jesuítas no 16e arrondissement de Paris, cuja clientela se origina principalmente da burguesia e da aristocracia. Em particular, este artigo aborda os métodos aplicados de ensino, as trajetórias familiares e profissionais, as estratégias matrimoniais e a divisão de trabalho familiar entre as esposas dos formandos com o baccalauréat por este colégio em 1961. Visa também mostrar como certos colégios particulares podem ser vistos como substitutos da autoridade familiar, encarregados de transmitir um modelo de educação que se torna mais homogêneo pelo fato de pais e professores compartilharem a mesma concepção dos papéis da escola e da família, além de manterem seus alunos isolados de crianças de outras classes sociais, não somente durante o horário de aula, mas também (e esta é uma das "especialidades" deste tipo de colégio) durante a maioria das atividades de lazer, pelas quais são responsáveis. |
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Este artigo se baseia em um estudo sobre um colégio fundado pelos jesuítas no 16e arrondissement de Paris, cuja clientela se origina principalmente da burguesia e da aristocracia. Em particular, este artigo aborda os métodos aplicados de ensino, as trajetórias familiares e profissionais, as estratégias matrimoniais e a divisão de trabalho familiar entre as esposas dos formandos com o baccalauréat por este colégio em 1961. Visa também mostrar como certos colégios particulares podem ser vistos como substitutos da autoridade familiar, encarregados de transmitir um modelo de educação que se torna mais homogêneo pelo fato de pais e professores compartilharem a mesma concepção dos papéis da escola e da família, além de manterem seus alunos isolados de crianças de outras classes sociais, não somente durante o horário de aula, mas também (e esta é uma das "especialidades" deste tipo de colégio) durante a maioria das atividades de lazer, pelas quais são responsáveis. |
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