ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153 |
Resumo: | RESUMO: Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica. |
id |
CEDES-1_c4ad34f1db2f1c18e4fa8ee72ed75782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302017000100153 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRASCâmpus universitárioEscritórios técnicosEspaço construídoRESUMO: Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153Educação & Sociedade v.38 n.138 2017reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302016158324info:eu-repo/semantics/openAccessBuffa,EsterPinto,Gelson de Almeidapor2017-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302017000100153Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2017-04-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
title |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
spellingShingle |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS Buffa,Ester Câmpus universitário Escritórios técnicos Espaço construído |
title_short |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
title_full |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
title_fullStr |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
title_sort |
ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS |
author |
Buffa,Ester |
author_facet |
Buffa,Ester Pinto,Gelson de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Pinto,Gelson de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buffa,Ester Pinto,Gelson de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Câmpus universitário Escritórios técnicos Espaço construído |
topic |
Câmpus universitário Escritórios técnicos Espaço construído |
description |
RESUMO: Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302016158324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.38 n.138 2017 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122556296658944 |