ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buffa,Ester
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto,Gelson de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153
Resumo: RESUMO: Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica.
id CEDES-1_c4ad34f1db2f1c18e4fa8ee72ed75782
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302017000100153
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRASCâmpus universitárioEscritórios técnicosEspaço construídoRESUMO: Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153Educação & Sociedade v.38 n.138 2017reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302016158324info:eu-repo/semantics/openAccessBuffa,EsterPinto,Gelson de Almeidapor2017-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302017000100153Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2017-04-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
spellingShingle ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Buffa,Ester
Câmpus universitário
Escritórios técnicos
Espaço construído
title_short ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_full ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_fullStr ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_sort ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
author Buffa,Ester
author_facet Buffa,Ester
Pinto,Gelson de Almeida
author_role author
author2 Pinto,Gelson de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buffa,Ester
Pinto,Gelson de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Câmpus universitário
Escritórios técnicos
Espaço construído
topic Câmpus universitário
Escritórios técnicos
Espaço construído
description RESUMO: Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302016158324
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.38 n.138 2017
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122556296658944