Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000200011 |
Resumo: | O objetivo do estudo é investigar a presença do corpo nos processos produtivos mediados pela microeletrônica. Para isso, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, estudamos como a relação entre corpo e trabalho é analisada pela área de Trabalho e Educação; no segundo, focalizamos autores que sublinham a presença do corpo no trabalho mediado pela microeletrônica, vendo essa presença por meio dos saberes tácitos demandados pelas rotinas de trabalho; no terceiro, evidenciamos alguns limites desses estudos. Como conclusão, podemos notar que, mesmo com o fato de os estudos sobre os saberes tácitos terem lançado bases para outro entendimento sobre a corporeidade no trabalho, não devemos tomar essas análises como fundamento para se acreditar no surgimento de uma forma de trabalho mais humana e que negue a divisão entre trabalho manual e intelectual. A luta pela afirmação ou a superação dessa dicotomia se dá histórica e politicamente, não sendo apenas um problema filosófico, científico ou organizacional. |
id |
CEDES-1_c4f628d9b0cfd7be418d1ec07c3da358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302009000200011 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes TácitosCorpoTrabalhoTrabalho e educaçãoSaberes tácitosO objetivo do estudo é investigar a presença do corpo nos processos produtivos mediados pela microeletrônica. Para isso, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, estudamos como a relação entre corpo e trabalho é analisada pela área de Trabalho e Educação; no segundo, focalizamos autores que sublinham a presença do corpo no trabalho mediado pela microeletrônica, vendo essa presença por meio dos saberes tácitos demandados pelas rotinas de trabalho; no terceiro, evidenciamos alguns limites desses estudos. Como conclusão, podemos notar que, mesmo com o fato de os estudos sobre os saberes tácitos terem lançado bases para outro entendimento sobre a corporeidade no trabalho, não devemos tomar essas análises como fundamento para se acreditar no surgimento de uma forma de trabalho mais humana e que negue a divisão entre trabalho manual e intelectual. A luta pela afirmação ou a superação dessa dicotomia se dá histórica e politicamente, não sendo apenas um problema filosófico, científico ou organizacional.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000200011Educação & Sociedade v.30 n.107 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000200011info:eu-repo/semantics/openAccessHerold Junior,Carlospor2009-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000200011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-10-16T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos |
title |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos |
spellingShingle |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos Herold Junior,Carlos Corpo Trabalho Trabalho e educação Saberes tácitos |
title_short |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos |
title_full |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos |
title_fullStr |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos |
title_full_unstemmed |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos |
title_sort |
Corpo, inteligência e as transformações no mundo do trabalho: reflexões a partir da mediação dos saberes Tácitos |
author |
Herold Junior,Carlos |
author_facet |
Herold Junior,Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herold Junior,Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Trabalho Trabalho e educação Saberes tácitos |
topic |
Corpo Trabalho Trabalho e educação Saberes tácitos |
description |
O objetivo do estudo é investigar a presença do corpo nos processos produtivos mediados pela microeletrônica. Para isso, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, estudamos como a relação entre corpo e trabalho é analisada pela área de Trabalho e Educação; no segundo, focalizamos autores que sublinham a presença do corpo no trabalho mediado pela microeletrônica, vendo essa presença por meio dos saberes tácitos demandados pelas rotinas de trabalho; no terceiro, evidenciamos alguns limites desses estudos. Como conclusão, podemos notar que, mesmo com o fato de os estudos sobre os saberes tácitos terem lançado bases para outro entendimento sobre a corporeidade no trabalho, não devemos tomar essas análises como fundamento para se acreditar no surgimento de uma forma de trabalho mais humana e que negue a divisão entre trabalho manual e intelectual. A luta pela afirmação ou a superação dessa dicotomia se dá histórica e politicamente, não sendo apenas um problema filosófico, científico ou organizacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302009000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.30 n.107 2009 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554539245568 |