Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ourique,Maiane Liana Hatschbach
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Trevisan,Amarildo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400012
Resumo: O trabalho discute a relação unidade-pluralidade a partir da proposta formativa, considerando o contexto de crise da educação. A partir dos novos contornos da razão, adquiridos com a virada linguística, a pesquisa norteia-se pela pergunta: Ainda é possível manter o discurso da formação (Bildung) no contexto de pluralidade das perspectivas contemporâneas que perpassam a educação? Com a destranscendentalização da razão, os fins pedagógicos relacionam-se diretamente com a forma de compreender o conhecimento e o sujeito na educação. A crise do conceito de formação, e seus reflexos no ambiente pedagógico, permite entender o próprio projeto da formação como plural. Dessa maneira, retira-se o conceito de Bildung do aprisionamento ao mastro da embarcação que conduz à universalidade totalitária, para compreendê-lo, também, no exercício das múltiplas possibilidades emergentes dos (en)cantos das sereias.
id CEDES-1_cb186bc0289e445641997005b2e366bc
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302009000400012
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereiasFormação (Bildung)EducaçãoUnidadePluralidadeO trabalho discute a relação unidade-pluralidade a partir da proposta formativa, considerando o contexto de crise da educação. A partir dos novos contornos da razão, adquiridos com a virada linguística, a pesquisa norteia-se pela pergunta: Ainda é possível manter o discurso da formação (Bildung) no contexto de pluralidade das perspectivas contemporâneas que perpassam a educação? Com a destranscendentalização da razão, os fins pedagógicos relacionam-se diretamente com a forma de compreender o conhecimento e o sujeito na educação. A crise do conceito de formação, e seus reflexos no ambiente pedagógico, permite entender o próprio projeto da formação como plural. Dessa maneira, retira-se o conceito de Bildung do aprisionamento ao mastro da embarcação que conduz à universalidade totalitária, para compreendê-lo, também, no exercício das múltiplas possibilidades emergentes dos (en)cantos das sereias.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400012Educação & Sociedade v.30 n.109 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000400012info:eu-repo/semantics/openAccessOurique,Maiane Liana HatschbachTrevisan,Amarildo Luizpor2010-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000400012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-05-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
title Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
spellingShingle Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
Ourique,Maiane Liana Hatschbach
Formação (Bildung)
Educação
Unidade
Pluralidade
title_short Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
title_full Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
title_fullStr Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
title_full_unstemmed Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
title_sort Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias
author Ourique,Maiane Liana Hatschbach
author_facet Ourique,Maiane Liana Hatschbach
Trevisan,Amarildo Luiz
author_role author
author2 Trevisan,Amarildo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ourique,Maiane Liana Hatschbach
Trevisan,Amarildo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação (Bildung)
Educação
Unidade
Pluralidade
topic Formação (Bildung)
Educação
Unidade
Pluralidade
description O trabalho discute a relação unidade-pluralidade a partir da proposta formativa, considerando o contexto de crise da educação. A partir dos novos contornos da razão, adquiridos com a virada linguística, a pesquisa norteia-se pela pergunta: Ainda é possível manter o discurso da formação (Bildung) no contexto de pluralidade das perspectivas contemporâneas que perpassam a educação? Com a destranscendentalização da razão, os fins pedagógicos relacionam-se diretamente com a forma de compreender o conhecimento e o sujeito na educação. A crise do conceito de formação, e seus reflexos no ambiente pedagógico, permite entender o próprio projeto da formação como plural. Dessa maneira, retira-se o conceito de Bildung do aprisionamento ao mastro da embarcação que conduz à universalidade totalitária, para compreendê-lo, também, no exercício das múltiplas possibilidades emergentes dos (en)cantos das sereias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302009000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.30 n.109 2009
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554572800000