A Crise e o Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Marcos Barbosa de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100008
Resumo: O artigo discute o valor da ciência no contexto da crise pela qual a civilização ocidental está passando, e extrai algumas implicações da análise proposta para a questão de seu ensino. Estabelece-se primeiro a distinção entre ciência pura e ciência instrumental, depois se estuda o impacto da especialização sobre o valor da ciência pura. Com o objetivo de avaliar a contribuição da ciência para a satisfação das necessidades básicas dos seres humanos, introduz-se uma segunda distinção, entre ciência básica e ciência aplicada. A seção final propõe que o espírito crítico vigente no interior da prática científica seja estendido à reflexão sobre esta prática.
id CEDES-1_d5e0d1b5778a71e644a44a3f151e875e
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301998000100008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A Crise e o Ensino de CiênciasCiênciatecnologiavaloresconhecimento puroconhecimento instrumentalO artigo discute o valor da ciência no contexto da crise pela qual a civilização ocidental está passando, e extrai algumas implicações da análise proposta para a questão de seu ensino. Estabelece-se primeiro a distinção entre ciência pura e ciência instrumental, depois se estuda o impacto da especialização sobre o valor da ciência pura. Com o objetivo de avaliar a contribuição da ciência para a satisfação das necessidades básicas dos seres humanos, introduz-se uma segunda distinção, entre ciência básica e ciência aplicada. A seção final propõe que o espírito crítico vigente no interior da prática científica seja estendido à reflexão sobre esta prática.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100008Educação & Sociedade v.19 n.62 1998reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301998000100008info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Marcos Barbosa depor1999-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301998000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:1999-04-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A Crise e o Ensino de Ciências
title A Crise e o Ensino de Ciências
spellingShingle A Crise e o Ensino de Ciências
Oliveira,Marcos Barbosa de
Ciência
tecnologia
valores
conhecimento puro
conhecimento instrumental
title_short A Crise e o Ensino de Ciências
title_full A Crise e o Ensino de Ciências
title_fullStr A Crise e o Ensino de Ciências
title_full_unstemmed A Crise e o Ensino de Ciências
title_sort A Crise e o Ensino de Ciências
author Oliveira,Marcos Barbosa de
author_facet Oliveira,Marcos Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Marcos Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
tecnologia
valores
conhecimento puro
conhecimento instrumental
topic Ciência
tecnologia
valores
conhecimento puro
conhecimento instrumental
description O artigo discute o valor da ciência no contexto da crise pela qual a civilização ocidental está passando, e extrai algumas implicações da análise proposta para a questão de seu ensino. Estabelece-se primeiro a distinção entre ciência pura e ciência instrumental, depois se estuda o impacto da especialização sobre o valor da ciência pura. Com o objetivo de avaliar a contribuição da ciência para a satisfação das necessidades básicas dos seres humanos, introduz-se uma segunda distinção, entre ciência básica e ciência aplicada. A seção final propõe que o espírito crítico vigente no interior da prática científica seja estendido à reflexão sobre esta prática.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301998000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.19 n.62 1998
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552399101952