Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Renato José de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300012
Resumo: Considerando que a ética na escola e a formação do caráter do aluno têm sido discutidas em todo mundo, este artigo trata o tema com base em três eixos. O primeiro apresenta algumas visões filosóficas de ética e de moral, buscando investigar se as distinções teóricas têm ou não significado social. O segundo eixo se relaciona aos fundamentos da ética e da moral como disciplinas práticas. A principal questão colocada é: os princípios gerais devem legitimar os juízos de valor éticos/morais ou vice-versa? Finalmente, é abordado o papel cumprido pela escola na formação ética/moral do cidadão. Certas concepções educacionais como a de Comênio, a de Dewey e também as práticas pedagógicas homogeneizadoras, assim como as propostas relativas à ética presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são discutidas.
id CEDES-1_d65a54c4f3b841e0020463f7c4074641
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302001000300012
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Ética na escola: (re)acendendo uma polêmicaÉtica na escolaFormação do caráterPrincípios éticos/moraisArgumentaçãoParâmetros Curriculares NacionaisConsiderando que a ética na escola e a formação do caráter do aluno têm sido discutidas em todo mundo, este artigo trata o tema com base em três eixos. O primeiro apresenta algumas visões filosóficas de ética e de moral, buscando investigar se as distinções teóricas têm ou não significado social. O segundo eixo se relaciona aos fundamentos da ética e da moral como disciplinas práticas. A principal questão colocada é: os princípios gerais devem legitimar os juízos de valor éticos/morais ou vice-versa? Finalmente, é abordado o papel cumprido pela escola na formação ética/moral do cidadão. Certas concepções educacionais como a de Comênio, a de Dewey e também as práticas pedagógicas homogeneizadoras, assim como as propostas relativas à ética presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são discutidas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300012Educação & Sociedade v.22 n.76 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000300012info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Renato José depor2001-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000300012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-10-25T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
title Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
spellingShingle Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
Oliveira,Renato José de
Ética na escola
Formação do caráter
Princípios éticos/morais
Argumentação
Parâmetros Curriculares Nacionais
title_short Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
title_full Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
title_fullStr Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
title_full_unstemmed Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
title_sort Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica
author Oliveira,Renato José de
author_facet Oliveira,Renato José de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Renato José de
dc.subject.por.fl_str_mv Ética na escola
Formação do caráter
Princípios éticos/morais
Argumentação
Parâmetros Curriculares Nacionais
topic Ética na escola
Formação do caráter
Princípios éticos/morais
Argumentação
Parâmetros Curriculares Nacionais
description Considerando que a ética na escola e a formação do caráter do aluno têm sido discutidas em todo mundo, este artigo trata o tema com base em três eixos. O primeiro apresenta algumas visões filosóficas de ética e de moral, buscando investigar se as distinções teóricas têm ou não significado social. O segundo eixo se relaciona aos fundamentos da ética e da moral como disciplinas práticas. A principal questão colocada é: os princípios gerais devem legitimar os juízos de valor éticos/morais ou vice-versa? Finalmente, é abordado o papel cumprido pela escola na formação ética/moral do cidadão. Certas concepções educacionais como a de Comênio, a de Dewey e também as práticas pedagógicas homogeneizadoras, assim como as propostas relativas à ética presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são discutidas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302001000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.22 n.76 2001
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552788123648