Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques,Luciana Rosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100004
Resumo: A democracia tem sido um tema bastante presente na pesquisa em educação, especialmente a partir da década de 1980. As concepções hegemônicas de democracia, provenientes da teoria política e da sociologia, vêm apresentando-a como um procedimento de governo, no qual a participação aparece como técnica de gestão, como forma de legitimação de uma integração consentida. Todavia, tanto a sociologia como a ciência política nos oferecem alternativas de teorias democráticas que se colocam no campo das teorias não-hegemônicas, nas quais a participação é um elemento de emancipação e, portanto, de mudança social. Este artigo discute duas destas perspectivas: a democracia participativa, proposta por Boaventura de Sousa Santos, e a democracia radical e plural, proposta por Ernesto Laclau e Chantall Mouffe. Busca, assim, contribuir para o aprofundamento das perspectivas teóricas que podem ser utilizadas no campo dos estudos sobre a democracia na educação.
id CEDES-1_d7bb1503d77b2bd2de827c74342c2d51
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000100004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educaçãoDemocracia participativaDemocracia radical e pluralEducaçãoEmancipaçãoMudança socialA democracia tem sido um tema bastante presente na pesquisa em educação, especialmente a partir da década de 1980. As concepções hegemônicas de democracia, provenientes da teoria política e da sociologia, vêm apresentando-a como um procedimento de governo, no qual a participação aparece como técnica de gestão, como forma de legitimação de uma integração consentida. Todavia, tanto a sociologia como a ciência política nos oferecem alternativas de teorias democráticas que se colocam no campo das teorias não-hegemônicas, nas quais a participação é um elemento de emancipação e, portanto, de mudança social. Este artigo discute duas destas perspectivas: a democracia participativa, proposta por Boaventura de Sousa Santos, e a democracia radical e plural, proposta por Ernesto Laclau e Chantall Mouffe. Busca, assim, contribuir para o aprofundamento das perspectivas teóricas que podem ser utilizadas no campo dos estudos sobre a democracia na educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100004Educação & Sociedade v.29 n.102 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000100004info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Luciana Rosapor2008-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-05-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
title Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
spellingShingle Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
Marques,Luciana Rosa
Democracia participativa
Democracia radical e plural
Educação
Emancipação
Mudança social
title_short Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
title_full Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
title_fullStr Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
title_full_unstemmed Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
title_sort Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
author Marques,Luciana Rosa
author_facet Marques,Luciana Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques,Luciana Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia participativa
Democracia radical e plural
Educação
Emancipação
Mudança social
topic Democracia participativa
Democracia radical e plural
Educação
Emancipação
Mudança social
description A democracia tem sido um tema bastante presente na pesquisa em educação, especialmente a partir da década de 1980. As concepções hegemônicas de democracia, provenientes da teoria política e da sociologia, vêm apresentando-a como um procedimento de governo, no qual a participação aparece como técnica de gestão, como forma de legitimação de uma integração consentida. Todavia, tanto a sociologia como a ciência política nos oferecem alternativas de teorias democráticas que se colocam no campo das teorias não-hegemônicas, nas quais a participação é um elemento de emancipação e, portanto, de mudança social. Este artigo discute duas destas perspectivas: a democracia participativa, proposta por Boaventura de Sousa Santos, e a democracia radical e plural, proposta por Ernesto Laclau e Chantall Mouffe. Busca, assim, contribuir para o aprofundamento das perspectivas teóricas que podem ser utilizadas no campo dos estudos sobre a democracia na educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.102 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554194264064