Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbosco,Claudio Almir
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200325
Resumo: RESUMOO ensaio busca justificar a intersubjetividade do grupo como formação humana solidária e cooperativa. Aborda o reconhecimento como força motriz de formação do grupo, deixando claro que é por meio do reconhecimento alcançado no grupo social que o ser humano confirma valores centrais à formação de sua individualidade, como autoconfiança, autorrespeito e autoestima. Na sequência, volta-se para os traços da idealização metódica de grupo delineada por Axel Honneth com base na noção de objeto transicional de Donald Winnicott. Por fim, faz um ingresso pontual em um pequeno texto de Piaget, escrito ainda na metade dos anos trinta do século passado. Por ver no grupo a força motriz do desenvolvimento da condição natural de cooperação e ajuda recíproca da criança, Piaget antecipa uma ideia importante da teoria honnethiana do reconhecimento.
id CEDES-1_db2e51b9570d3742611e607fb2d6ad35
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302015000200325
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupoFormação humanaFormas de reconhecimentoObjeto transicionalIntersubjetividade de grupoRESUMOO ensaio busca justificar a intersubjetividade do grupo como formação humana solidária e cooperativa. Aborda o reconhecimento como força motriz de formação do grupo, deixando claro que é por meio do reconhecimento alcançado no grupo social que o ser humano confirma valores centrais à formação de sua individualidade, como autoconfiança, autorrespeito e autoestima. Na sequência, volta-se para os traços da idealização metódica de grupo delineada por Axel Honneth com base na noção de objeto transicional de Donald Winnicott. Por fim, faz um ingresso pontual em um pequeno texto de Piaget, escrito ainda na metade dos anos trinta do século passado. Por ver no grupo a força motriz do desenvolvimento da condição natural de cooperação e ajuda recíproca da criança, Piaget antecipa uma ideia importante da teoria honnethiana do reconhecimento.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200325Educação & Sociedade v.36 n.131 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015137308info:eu-repo/semantics/openAccessDalbosco,Claudio Almirpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000200325Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-10-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
title Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
spellingShingle Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
Dalbosco,Claudio Almir
Formação humana
Formas de reconhecimento
Objeto transicional
Intersubjetividade de grupo
title_short Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
title_full Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
title_fullStr Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
title_full_unstemmed Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
title_sort Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
author Dalbosco,Claudio Almir
author_facet Dalbosco,Claudio Almir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalbosco,Claudio Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Formação humana
Formas de reconhecimento
Objeto transicional
Intersubjetividade de grupo
topic Formação humana
Formas de reconhecimento
Objeto transicional
Intersubjetividade de grupo
description RESUMOO ensaio busca justificar a intersubjetividade do grupo como formação humana solidária e cooperativa. Aborda o reconhecimento como força motriz de formação do grupo, deixando claro que é por meio do reconhecimento alcançado no grupo social que o ser humano confirma valores centrais à formação de sua individualidade, como autoconfiança, autorrespeito e autoestima. Na sequência, volta-se para os traços da idealização metódica de grupo delineada por Axel Honneth com base na noção de objeto transicional de Donald Winnicott. Por fim, faz um ingresso pontual em um pequeno texto de Piaget, escrito ainda na metade dos anos trinta do século passado. Por ver no grupo a força motriz do desenvolvimento da condição natural de cooperação e ajuda recíproca da criança, Piaget antecipa uma ideia importante da teoria honnethiana do reconhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200325
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302015137308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.36 n.131 2015
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555903442944